O fato de você estar lendo este artigo indica que você aceitou recentemente uma nova oferta de emprego. Parabéns para você! Essa situação significa que você iniciará sua nova função por meio de um sistema de trabalho remoto, sendo importante entender como seu processo de integração pode ser diferente de antes no escritório.
Existem diferenças notáveis entre iniciar um trabalho remoto e um trabalho presencial
Iniciar uma nova função remotamente pode dificultar a compreensão da cultura da empresa. Afinal, sem a oportunidade de visitar fisicamente o escritório ou conhecer pessoalmente seus colegas de trabalho, é difícil avaliar a dinâmica da equipe. No entanto, existem maneiras de obter esse insight ao fazer um trabalho remoto, e as dicas abaixo ajudarão a demonstrá-lo.
Certifique-se de ter um “parceiro especialista”
Juntar-se a uma nova empresa geralmente significa adaptar-se a muitas novas maneiras de fazer as coisas. Processos que podem parecer simples quando você está na empresa há algum tempo, podem parecer totalmente estranhos quando você é novo. Alguns exemplos são: marcar férias anuais, encontrar a pessoa certa para contatar para obter informações sobre um determinado tópico ou até mesmo processos internos como siglas e nomes de projetos.
Dá a você mais tempo para se preparar para as reuniões introdutórias
Como você sabe, reuniões e apresentações são uma parte inevitável de sua primeira semana em uma nova função. Portanto, certifique-se de aplicar seu padrão usual de preparação, como faria se estivesse encontrando alguém cara a cara em um escritório.
Discuta como você deve se preparar para uma reunião em seu novo local de trabalho, identificando com quem você deve falar e sua função dentro da organização. Use recursos como o LinkedIn e o site da empresa para realizar pesquisas sobre como a função dessa pessoa irá interagir com sua. Isso fornecerá informações contextuais úteis antes de sua primeira reunião.
Certifique-se de estar confiante com as novas tecnologias para estar bem preparado
Antes de ter a chance de se familiarizar com seu parceiro de conhecimento e conhecer novos parceiros de equipe, primeiro você precisa se familiarizar com a nova tecnologia. Se você recebeu um novo computador para iniciar sua função remotamente, certifique-se de testar o hardware e o software com antecedência para se sentir mais confortável usando a tecnologia relevante.
Além disso, familiarize-se com quaisquer novos programas ou ferramentas que eles possam usar em seu local de trabalho. Os detalhes podem estar na descrição do trabalho, então, peça ao seu recrutador ou ao seu novo gerente essas informações antes do primeiro dia.
Mantenha notas, avisos úteis e tranquilizadores à vista
Uma vantagem definitiva de iniciar uma nova função por meio do sistema de trabalho remoto é a capacidade de manter notas e avisos à sua frente. Talvez você não seria capaz de se referir tão abertamente se estivesse enfurnado no escritório.
Você pode, por exemplo, fazer listas dos nomes de seus colegas e partes interessadas que você mantém em sua mesa ou em seu computador. Adicione detalhes como departamento e/ou responsabilidade à medida que aprende mais sobre eles. Você pode até criar um log para anotar os tópicos específicos que foram discutidos com cada pessoa. Isso lhe dará rapidamente uma ideia das áreas de responsabilidade de cada indivíduo e como seu papel se relaciona com o dele, no trabalho remoto.