A cada dia, surgem novas profissões, novas técnicas no mundo digital para treinar e levar em conta para realizar com mais eficiência. Esses são os novos trabalhos que as corporações atuais exigem. A verdade é que daqui a cinco anos serão mais comuns as novas profissões digitais para as quais as pessoas estão se formando agora.
As profissões digitais tornaram-se mais essenciais do que nunca. As novas tecnologias estão provocando uma mudança tanto na forma como comunicamos como na forma como aprendemos. Temos à nossa disposição um amplo leque de possibilidades formativas que nos preparam para um futuro que, graças aos novos cargos, parece emocionante.
Saiba quais são as profissões digitais do futuro
1.Especialista em SEO e SEM
O especialista em SEO é responsável por posicionar uma página da web em mecanismos de busca como o Google. Algo absolutamente necessário se queremos que usuários que procuram serviços ou produtos como os nossos acabem comprando em nossa loja e não na concorrência.
Quanto ao especialista em SEM, ele é responsável pela publicidade online pay-per-click, seja no Google ou nas redes sociais. Os dois profissionais precisam colaborar juntos para ajudar a empresa a conquistar o lugar que merece no mundo digital. Se você tiver as duas habilidades, será um dos perfis mais completos que uma empresa pode desejar.
2.Especialista em Big Data
Quando falamos de Big Data, estamos falando de todos os dados estruturados ou semiestruturados que as empresas possuem sobre nós. Organizações como Google, Apple e Facebook possuem milhões de nossos dados. O que eles fazem? Os especialistas em Big Data são responsáveis por analisar e transformar esses milhões de dados em estatísticas compreensíveis e úteis. O poder da informação é muito importante, por isso, é necessário trabalhá-la para conhecer novas tendências de compra, novas necessidades, novos consumidores ou potenciais consumidores, etc.
3.Especialista em usabilidade
Quem de vocês durante o dia não acessa páginas da web ou APPs para fazer uma compra, ver alguma notícia, consultar contas bancárias ou manter contato com amigos? O especialista em usabilidade se encarrega de garantir que:
- Tudo desenvolvido online, seja amigável e fácil de usar;
- O usuário, independente de seu perfil, localização e conhecimento de informática, consiga utilizar a ferramenta da forma mais fácil possível.
- O usuário se apaixone e sua experiência é única.
4.Gerente de comércio eletrônico
A quarta profissão da qual estamos falando é o Eccommerce Manager, ou seja, gerente de comércio eletrônico. Ele é o responsável pelo comércio e pelo estabelecimento de uma série de objetivos de vendas. Este perfil não deve ter apenas conhecimentos relacionados a vendas, mas também com marketing, SEO, SEM, Redes Sociais. Em geral, deve ser um SUV digital para otimizar as vendas de um site, atingir os objetivos e que o crescimento do negócio é exponencial.
5.Analista de dados especialista
Se antes falávamos do profissional de Big Data como o especialista encarregado de processar os dados para torná-los compreensíveis, agora falamos do profissional encarregado de analisar os dados para tirar conclusões. Dados tanto dos utilizadores que visitaram o site como das compras efetuadas, bem como dos diferentes públicos que temos.
Uma característica comum a todas essas profissões digitais é que eles estão em constante evolução. O paradigma em que se inserem muda e evolui continuamente, por isso precisam ser perfis autodidatas e, sobretudo, curiosos tecnologicamente que queiram estar em contínuo crescimento para nunca ficarem para trás.