Atualmente, determinado grupo de profissionais, por exemplo, os que acabaram de se formar na faculdade, têm falta de experiência credível perante as empresas. Neste caso, é importante que o aluno enfatize essas soft skills e atividades extra-laborais.
Ao ingressar no mercado de trabalho, o jovem deve considerar diversos aspectos, como a empresa e o cargo a que deseja se candidatar. Ademais, tem também o tipo de cultura empresarial que a organização administra e a experiência exigida. Embora a maioria dos profissionais estagie desde antes do oitavo período, ainda há graduados com falta de experiência. Assim, se há intenções de procurar trabalho e não tem algum tipo de conduta anterior, o melhor é destacar algumas qualidades que substituem essa falta de formação.
7 recomendações para lidar com a falta de experiência
Se o objetivo é poder aceder a uma organização sem ter experiência profissional, podem aplicar-se as seguintes recomendações:
- Seja realista – Ao se candidatar a uma vaga de emprego, nem sempre os recrutadores esperam um currículo cheio de experiência.
- Realçar realizações – O sucesso acadêmico e as práticas pré-profissionais devem ser corroborados com indicadores numéricos e exposição detalhada das situações.
- Enfatizar as “soft skills” – Para se destacar do resto dos candidatos, é necessário exibir qualidades como gentileza, profissionalismo, capacidade de resposta e acompanhamento.
- Aplique a mentalidade de um iniciante – A confiança é importante, mas a humildade e a modéstia são as características de uma “mentalidade de iniciante”.
- Realizar práticas – Se se tornar muito difícil encontrar emprego, deve procurar práticas pré-profissionais, remuneradas ou não, que lhe permitam obter um pouco de experiência.
- Use a rede de contatos – Conecte-se com todos que você conhece através das redes sociais e comunidades, para acessar novas oportunidades.
- Vaga correta – Certifique-se de se candidatar a empregos nos quais você possa realmente ter sucesso.
Atividades que somam
As empresas valorizam os trabalhadores que participam de atividades extra-laboras, como as dedicadas à responsabilidade social, pois são relevantes quando realizadas por meio do voluntariado. A organização de eventos acadêmicos, tais como fóruns, congressos e seminários são super importantes.
Da mesma forma, podemos destacar a prática de esportes, que podem ser de nível profissional ou semiprofissional. Todas essas ações devem constar no currículo porque falar sobre liderança, trabalho em equipe e valores sólidos empodera o candidato com falta de experiência.