Quem não gostaria de ser mais produtivo? Talvez já tenha acontecido de você se sentir “improdutivo” ao final de um longo dia de trabalho e por não ter cumprido todas as atividades e tarefas que havia planejado realizar. Mas, esse sentimento de insatisfação às vezes também pode ser sentido após cumprir toda a lista de tarefas. Por que esse mesmo sentimento apesar de ter feito tudo?
Justamente porque ser mais produtivo não significa necessariamente fazer uma “lista de tarefas”, se organizar e passar o dia inteiro completando. A produtividade não pode ser definida como o simples cumprimento de uma meta ou objetivo, pois na realidade o conceito vai muito além. Neste artigo partilharemos uma série de hábitos que serão fundamentais para gerir os seus próprios níveis de produtividade, não só para se destacar no trabalho, mas também ao nível pessoal.
O que significa ser mais produtivo?
A primeira coisa que você deve entender é que a produtividade varia conforme o tipo de tarefa que está sendo realizada. Ademais, o que definirá para cada ação, os objetivos que querem alcançar e até o seu próprio nível de satisfação – que difere entre uma pessoa e outra.
No trabalho, define-se um “nível de produtividade”, que nada mais será do que um objetivo fixo a atingir em relação à função que ocupa na organização, mas o seu cumprimento não te fará necessariamente sentir, de um ponto de vista mais pessoal, produtivo. E por quê? O que está acontecendo? Porque não há alinhamento entre o que faz e o que quer fazer, e sem isso não se sentirá verdadeiramente produtivos na vida.
Ser produtivo é uma habilidade profissional e pessoal que vai além de cumprir uma série de tarefas e estar ocupado por longos períodos. É ter a satisfação de progredir em direção a um objetivo maior, tendo superado obstáculos e até redefinido como tarefas. Ser produtivo pode se tornar um hábito que você conquistará identificando e colocando em prática as ações necessárias que te levam a esse objetivo de seguir até onde quer alcançar.
Lista de 7 hábitos para ser mais produtivo
Para facilitar a incorporação de cada um dos hábitos ao seu ritmo de vida e trabalho:
- Priorize a lista de ações e tarefas que você realizará.
- Recupere energia e força para continuar.
- Esqueça as redes sociais, e-mails e outras distrações.
- Divida seus objetivos em pequenas metas e tarefas.
- Use um espaço funcional e organizado para trabalhar.
- Comemore cada descoberta que você fizer.
- Estabeleça um cronograma que funcione para você.
Lembre-se que ser mais produtivo vai além de atingir uma meta, envolve disciplina, criar hábitos e sentir plena satisfação no que faz, com muita resiliência e coragem. Por isso, não acredite em fórmulas mágicas porque tudo dependerá de cada pessoa, das suas próprias metas e objetivos, do seu “porque” e até dos seus traços de personalidade. Então, não deixe que os outros definam por você, pois só você saberá o quão produtivo é hoje e o quanto mais quer se tornar.