Depois que veio a pandemia, as visões sobre o que é o mercado de trabalho se transformaram. O candidato tem novos desejos quando busca por uma oportunidade e o recrutador vislumbra características sem muita relevância como antes.
Alguns termos tiveram espaço, tal como os “soft skills”, conhecimento técnico e inteligência emocional. Dessa forma, não podemos imaginar quais são agora os reais aspectos que fazem conquistar uma vaga no mercado de trabalho. Mas, o 123 Empregos, hoje (08) pode te ajudar nesse quesito te mostrando como se manter em meio ao competitivo cenário.
Quais são as habilidades necessárias para entrar para o mercado de trabalho?
Seja para mudar de trabalho, crescer na carreira profissional ou conseguir o primeiro emprego, há algumas dicas que são certeiras, como conquistar competências e outras coisas mais.
Invista no conhecimento
Estude sempre. Obtenha conteúdo fazendo uma graduação, especialização, vendo palestras, bem como participando de lives. O importante é não ficar parado. Quem investe em estudos, segundo pesquisas, tem a remuneração até 255% maior do que quem estagna.
Inteligência emocional deve ser desenvolvida
Existem soft skills bastante desejadas no momento: resiliência, colaboração, empatia, bem como boa comunicação. Desenvolva-as por leituras, terapia e até mesmo palestras.
Criação de metas
Se você souber onde quer chegar fica mais fácil correr atrás dos objetivos. Por exemplo: se você deseja trabalhar dentro de uma multinacional, precisa aprender um idioma. Se quer mudar de profissão, precisa fazer um curso. Com metas é imprescindível traçar estratégias bem assertivas.
Equilíbrio entre a vida pessoal e profissional
Após a pandemia, muitos profissionais não retornaram ao trabalho com a mente sã e os que tentam entrar também não conseguem desenvolver boas estruturas por conta própria, como citamos acima. Por isso, veja algumas sugestões para que essa situação melhore melhorar essa situação:
Faça amigos no local
Amizades no trabalho faz o time feliz e engajado. Na correria, os líderes esquecem de incentivar o grupo a ter união. Essa é uma forma de mudar o cenário, optando por programas de gamificação.
Faça terapia
Pouco autoconfiança geralmente desencadeia quadros de medos, ansiedade, fobias, bem como depressão. Fazer terapia com um psicólogo é necessário e ajuda no autoconhecimento. Isso traz mais autonomia e segurança.
Esteja sempre alinhado com os propósitos da instituição. Os indivíduos precisam se sentir parte essencial da entidade. Isso os deixa engajados para continuar crescendo no mercado de trabalho.