Truques para otimizar o tempo de trabalho no escritório

Otimizar o tempo de trabalho no escritório é um desafio. No dia a dia, existem muitas distrações que devemos evitar se quisermos ser verdadeiramente produtivos. A rotina de trabalho que internalizamos pode melhorar a produtividade e a dinâmica no ambiente laboral. Construir um ambiente produtivo é como erguer um prédio: é preciso colocar os tijolos e aos poucos ele vai tomando forma.

Porém, há algo que pode derrubar essa torre do progresso: e são os ladrões de tempo. Esses são agentes externos, como o ruído, as pessoas que nos visitam inesperadamente, a navegação na Internet durante o horário de trabalho, etc. Mas, há também aqueles internos, como falta de motivação, cansaço e problemas de concentração.

Otimizar o tempo de trabalho para ter nosso próprio tempo

Seja qual for o seu problema para ser produtivo no escritório, certamente você poderá combatê-lo se aprender a otimizar o tempo. Veja por este ponto de vista: quando perdemos tempo verificando redes sociais, conversando com colegas ou simplesmente porque nos encontramos bloqueados, também interrompemos nossas horas de descanso e recreação, já que acumulamos trabalho que, por vezes, temos de levar para casa, e no final, tiramos um tempo de nós próprios.

Não deixe isso acontecer com você! Alimente-se bem, descanse adequadamente, aproveite suas horas de entretenimento. E procure se atentar aos sinais de ansiedade, estresse ou desmotivação, que podem estar afetando seu desempenho. Otimizar o tempo de trabalho pode ser a chave para ter nosso próprio tempo livre.

Chaves para uma melhor otimização

Cuidado com ladrões de tempo e vampiros emocionais

Vampiros emocionais são aqueles que sugam nossa energia sem que percebamos, prejudicando o desempenho no trabalho. Podem ser pessoas, problemas pessoais, situações fora do nosso controle, insônia, etc. Proteja sua energia, pois isso afetará diretamente suas funções e sua qualidade.

Por sua vez, esses vampiros emocionais podem se tornar ladrões de tempo, fazendo com que você acumule estresse e tarefas pendentes. O que são ladrões de tempo? Basicamente tudo que pode te distrair e atrapalhar o desenvolvimento do seu trabalho. Eles são os inimigos da organização e convidam você a desperdiçar seu tempo em vão.

Estabeleça metas e horários

Para otimizar o tempo de trabalho, é vital que as atividades tenham uma distribuição de tempo realista. Para que você saiba quando levará para finalizá-lo e o que poderá fazer em sua jornada diária. Estabeleça metas diárias, semanais, quinzenais ou mensais, e estabeleça horários para realizar as atividades. Seja gentil consigo mesmo e, acima de tudo, seja honesto.

Faça um plano de organização

Hoje temos à mão uma infinidade de recursos para nos organizarmos, como as ferramentas do Google e outros buscadores, a agenda telefônica, to do list, calendários, Excel, etc. Otimizar o tempo de trabalho é muito mais fácil: mas, como podemos aproveitá-lo? Simples! Tente ter uma agenda virtual ou física organizada e destaque as atividades prioritárias com cores.

Você também pode fazer uma lista de tarefas, com as atividades pendentes, e marcar as que você concluir. Isso vai te motivar e fazer você se sentir mais próximo do seu objetivo. Use quadros brancos nos escritórios, poste com lembretes e a ferramenta Excel, que é extremamente útil para organizar uma lista de tarefas.

Descanso: otimizar o tempo de trabalho ajudará você a ter tempo para se desconectar

Dividir o tempo em blocos é a melhor forma de priorizar nossas atividades. Especialistas na área de gestão do tempo recomendam fazer primeiro as atividades prioritárias e adiar aquelas com maior período. Além de atribuir uma data e uma ordem para cada coisa. Isso nos ajudará a concluir com êxito tudo o que nos propusemos a fazer.

Existem diversas formas de organizar o seu tempo, mas tudo vai depender de como você se sente melhor. Cada um tem um sistema de organização que te ajuda a explodir sua produtividade. Você pode atribuir blocos de tempo em que trabalha por duas horas e descansa por cinco minutos, e inclui uma hora de descanso e almoço.

Coma bem

Assim como o descanso é necessário para recarregar as energias, alimentar-se adequadamente é essencial para o bom desempenho no trabalho. A melhor forma de otimizar o seu tempo é cultivando hábitos que o ajudem a se motivar, além de evitar o cansaço e a irritação. Na hora das refeições, você deve tomar o tempo necessário para fazê-lo e comer uma dieta equilibrada. Assim você manterá seu desempenho por muito mais tempo.

Esperamos que esses truques para otimizar o tempo possam ajudá-lo. Já aconteceu com todos nós que sentimos que vinte e quatro horas por dia não são suficientes e que, se pudéssemos fazer um desejo, seria dobrar as horas para descansar mais, ter espaços de relaxamento e terminar o trabalho em um dia. Mas, como isso não é possível, é aconselhável administrar bem o tempo, para otimizar a produtividade.

Elza de S

Andréia Eliza de Souza deixou a atuação ativa na área da saúde para se dedicar à redação de artigos publicitários e jornalísticos. Buscando novas oportunidades de ampliar seus conhecimentos, transformou um trabalho ativo em fonte de pesquisa para redigir muitas das matérias que hoje publica. Por conta da função de redatora, acabou, aos poucos, com as árduas pesquisas de fontes, se dotando de múltiplas experiências e conhecimentos em finanças, mundo automobilístico, rural, do entretenimento, entre diversos outros nichos.

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