Para conseguir um emprego no exterior é importante estar com toda a documentação em ordem e ter a intenção de desenvolver a carreira. Para isso, você deve ter todas as licenças (visto e contrato de trabalho) e as habilidades que permitem ao profissional se destacar no setor em que atua.
A procura de emprego no exterior é importante também. Ela não deve limitar-se apenas à candidatura a cargos nas fronteiras nacionais, mas também pode ocorrer no estrangeiro. Por isso, é preciso seguir algumas recomendações para que o profissional se torne o candidato perfeito.
7 dicas para conseguir um emprego no exterior e se dar bem
1.Atualizar Curriculum Vitae
O currículo é o documento mais importante na hora de procurar um emprego. Se a intenção for se candidatar a vagas fora do país, o currículo deve estar perfeitamente traduzido para o idioma do país de origem da proposta. É preciso destacar as experiências e capacitações em relação ao cargo que está sendo solicitado.
2.Cidades com maiores oportunidades
Se desde o início o profissional tenta conseguir um emprego em cidades como Nova York ou Londres, ambos os mercados são extremamente competitivos. Mas há outras cidades que também estão interessadas em talentos internacionais, onde mais oportunidades de trabalho podem ser encontradas.
3.Investigar etapas administrativas
É importante buscar informações sobre os diferentes procedimentos administrativos exigidos em cada nação, bem como sua legislação e quem deve ser contatado. Além disso, é aconselhável procurar um órgão que inicie os trâmites, a fim de agilizar e ter toda a documentação em ordem.
4.Redes sociais
A pessoa que tentar encontrar uma alternativa de trabalho no exterior deve usar todas as plataformas: redes sociais, rede de contatos, amigos, parentes que possam fornecer informações sobre uma vaga. Por isso, é necessário ter redes sociais voltadas para o trabalho, como o LinkedIn, assim como é aconselhável criar cópias do perfil em outros idiomas.
5.Pequenas e médias empresas
Existe a crença de que quanto maior a empresa, mais oportunidades os profissionais terão para conseguir um visto de trabalho. Embora isso possa ser verdade em alguns casos, a realidade é que essas oportunidades são raras.
Nesse sentido, as pequenas ou médias empresas podem ser uma boa alternativa, pois estão sempre em busca de talentos altamente qualificados, e muitas estão dispostas a contratar profissionais que possam dar suporte a uma futura expansão no exterior.
6.Destacar habilidades
Nesse tipo de candidatura, para vagas no exterior, é muito importante saber destacar as competências que você possui. Por exemplo, estão em grande demanda nos Estados Unidos:
- A indústria STEM (Science Technology, Engineering and Mathematics);
- Android e aplicativos móveis;
- Marketing digital e redes sociais;
- Análise de dados, que inclui visualização de dados, estatísticas e Google Analytics.
Nesse sentido, os profissionais que possuem essas habilidades terão mais chances de conseguir o emprego dos seus sonhos.
7.Arranjo permanente
O profissional deve estar sempre disponível. Se você optar por encontrar um emprego em um país com diferença de horário, é aconselhável ficar atento ao horário das ligações ou e-mails que podem ser feitos. Não fazer isso pode resultar na perda da oportunidade esperada.
Encontrar um emprego no exterior não é tão difícil quanto você pensa, o que é preciso é mais dedicação e atenção a detalhes como ter o currículo no idioma correto, mudanças de horário e oportunidades de vagas mais acessíveis.