Em praticamente todas as empresas, existem aqueles que conseguem estressar toda a equipe. As pessoas difíceis no trabalho acabam contaminando todo o ambiente. Como essa, existem situações incontroláveis que podem afetar os projetos e objetivos de um profissional.
Colaboradores com personalidades complicadas podem aparecer de várias formas, e nenhuma empresa está livre deles. Quão complicado é para quem lidará com pessoas difíceis no trabalho?
Como identificamos pessoas difíceis no trabalho?
Nesse sentido, é necessário identificar esse tipo de profissional, detectando certas características em seu comportamento que alguns especialistas em Recursos Humanos estabeleceram:
- São personagens que falam, mas não escutam;
- Eles sempre querem ter a última palavra;
- Eles geralmente não cumprem seus compromissos;
- Criticam tudo em que não participaram;
- Eles tendem a competir com seu parceiro por poder, privilégios e estar em primeiro plano;
- Alguns, para ficarem bem aos olhos do patrão, desqualificam o trabalho dos colegas;
- Eles estão sempre cuidando das costas um do outro.
Como lidar com pessoas difíceis ou conflitantes?
Esses tipos de situações geralmente não melhoram e geralmente pioram. Se o conflito não for combatido, ele simplesmente permanecerá por baixo. Inicialmente, as pessoas entram em choque quando são tratadas de maneira pouco profissional, e somente elas definirão o momento de acabar com essa situação seguindo estas recomendações:
- Ideias para identificar a situação;
- É importante ter o apoio do seu chefe;
- É melhor encarar a pessoa em particular enquanto o controle emocional pode ser mantido;
- Na reunião, é importante ser amigável. Em alguns casos, você pode tratar a pessoa com humor ou leve sarcasmo;
- Durante a discussão, tente chegar a um acordo sobre ações positivas mútuas;
- A pessoa pode ser solicitada publicamente a parar de se envolver em comportamento de confronto, embora esta não seja uma técnica eficaz, ajudará a reduzir a tensão;
- Deve ser definido se o acompanhamento é necessário;
- Evite prestar atenção aos seus comentários.
Os especialistas recomendam fazer uma autoanálise para garantir que a outra pessoa seja realmente o problema e que o trabalhador não está exagerando. Caso ocorra o encontro entre as partes, é aconselhável falar sobre o que está sendo vivenciado, por meio de mensagens que começam com “eu”. Esse tipo de comunicação se concentra na experiência da situação, em vez de atacar ou acusar a outra pessoa. Além disso, deve-se explicar à pessoa em conflito o impacto que suas ações têm sobre os colaboradores.
Táticas para usar ao lidar com pessoas difíceis
Nem todas as pessoas reagem da mesma forma a uma pessoa difícil. Por isso, uma série de técnicas devem ser colocadas em prática para sair desse momento, como:
Manter a calma
Durante uma situação de alta carga emocional, é recomendável controlar a respiração com respirações lentas e profundas. Isso te ajudará a não ficar tão nervoso quanto a outra pessoa.
Aprender a ouvir
Se o colaborador identificou aquele personagem com um personagem difícil, é muito importante que durante uma conversa ele preste atenção em suas palavras. Não fazer isso pode causar desconforto.
Ser respeitoso
Em uma situação de conflito é importante não perder a sanidade e ser sempre respeitoso.
Não julgue
Antes de acusar, é importante tentar descobrir se a pessoa de caráter difícil tem problemas em sua vida pessoal. Nesses casos, você deve ser compreensivo, entender o pano de fundo de seu estado de espírito.
Nem sempre dê o motivo
Apesar de estar em um momento difícil, dizer sim para tudo pode piorar as coisas. O melhor nesses casos é pedir mais informações para relaxar o ânimo.
Encontrar aliados
Se surgir uma situação difícil durante uma reunião, procure o apoio dos demais participantes em relação à sua posição.
Não fique na defensiva
Quando alguém ataca verbalmente, é muito difícil para a outra pessoa se controlar. Portanto, o melhor é adotar uma atitude conciliatória e evitar dramas.
Estabelecer limites
Se a situação mantiver procedimentos violentos, é bom fazer com que a outra pessoa veja que não pode passar dos limites, sempre com educação e calma. O ideal é dizer: “por favor, não fale assim comigo”.
Descarregar a tensão
Após uma situação de conflito, é aconselhável conversar com alguém, pois isso ajudará a aliviar o estresse. Além disso, é ideal para passear ou sair para comer alguma coisa. Emoções fortes nunca devem se acumular no corpo, pois é isso o que acontece com as pessoas difíceis no trabalho.