Pode haver inúmeras vantagens em começar um novo emprego: uma nova cultura, novos relacionamentos e colegas, salários e benefícios empolgantes (espera-se). Há muitas coisas para fazer em seu primeiro dia, para se preparar para o sucesso também. No entanto, é importante lembrar que começos exigem perspectivas diferentes.
Por exemplo, você pode ter formado maus hábitos em seu emprego anterior. Talvez você tenha ficado muito confortável, ou talvez tenha começado a ficar preguiçoso no final porque seu moral estava baixo. Seja qual for o caso, um novo emprego é a oportunidade perfeita para acabar com esses hábitos e começar de novo.
O que você deve evitar ao iniciar um novo emprego?
Há várias coisas óbvias que você não deve fazer em um novo emprego, como reclamar do antigo, fofocar, chegar atrasado e outras gafes. Mas, também, existem alguns comportamentos não tão óbvios que você deve evitar. Veja logo abaixo.
1.Agir por impulso
Conseguir um novo emprego é emocionante, mas às vezes pode nos encorajar a tomar decisões ruins e impulsivas. Você pode, por exemplo, sentir-se tentado a anunciar para todos o que conseguiu. No entanto, é melhor esperar o período de experiência passar. Afinal, até a efetivação, tudo pode acontecer.
2.Formando relacionamentos imediatos
As amizades profissionais são, sem dúvida, importantes, e os locais de trabalho com comunidades fortes são considerados mais produtivos e engajados. Então, você pode estar pronto para fazer amizade com as pessoas no primeiro dia em seu novo emprego.
Não – pelo menos, não ainda. O trabalho deve ser sua maior prioridade ao iniciar na empresa, porque as primeiras semanas realmente provarão se você se encaixa ou não. O compromisso? Conheça seus colegas, mostre que você é um trabalhador diligente e deixe as amizades se formarem organicamente.
Este também é um bom conselho para locais de trabalho com natureza política. Afinal, você nunca sabe o que está em jogo na política quando começa um trabalho. Seja educado e gaste tempo aprendendo sobre as funções de cada um. Você encontrará naturalmente seu fluxo na cultura da empresa.
3.Não pedir ajuda
Pedir ajuda é desconfortável, mas é crucial em qualquer posição. Embora estejamos ansiosos para mostrar nossa experiência, não há nada de errado com a vulnerabilidade. Você nunca saberá tudo sobre uma nova posição, então, por que fingir?
Pedir ajuda permitirá que você forme relacionamentos com sua equipe baseados em compreensão e confiança. Se você não sabe quem consultar, ou se tem objetivos específicos em mente, considere encontrar um mentor. Permita-se aumentar seus conjuntos de habilidades existentes, bem como os novos.
4.Compartilhamento excessivo
Mesmo se você for um livro aberto com os amigos, não deve ser tão sincero no trabalho, especialmente com seu chefe. Você quer que seus líderes olhem para você profissionalmente. No entanto, se está constantemente trazendo questões pessoais para o escritório, seus gerentes podem achar que não consegue lidar adequadamente com a responsabilidade.
Por outro lado, se você gerencia funcionários, é importante lembrar que eles estão trabalhando para você, em vez de procurar um amigo. De qualquer forma, ouça seus funcionários e dê-lhes conselhos, mas, como gerente, você tem a responsabilidade de evitar o compartilhamento excessivo. Mesmo que suas palavras pareçam inofensivas, considere primeiro se elas podem ser percebidas de forma negativa. Lembre-se de que seus colaboradores confiam em você para tratá-los com dignidade e respeito.
5.Ignorando as normas
Cada local de trabalho tem sua própria cultura – há uma rotina matinal, há um ritual de almoço, há uma cena social. Embora alguns dos aspectos de sua cultura de trabalho possam ser explicados a você, como, digamos, a que horas você precisa chegar ao escritório, outros não serão. Certifique-se de prestar atenção às normas sociais e imitar as das pessoas ao seu redor, pelo menos até que sua reputação seja definida.