Enfrentar uma entrevista de emprego em qualquer estágio de sua carreira é estressante. A ideia de ter uma conversa de uma hora com um potencial empregador, cheia de perguntas desconfortáveis, pode fazer com que qualquer candidato queira dar meia-volta e ir para casa. Acrescente o desafio adicional de ser um candidato com mais de 40 anos e talvez você nem consiga sair de casa. Porque a verdade é que, embora esse viés seja ilegal, isso não significa que os recrutadores não tenham preconceito de idade. Mas, como combater tal ação e ter uma entrevista “amigável”?
5 dicas de entrevista para candidatos a emprego mais velhos que sofrem preconceito de idade
1.Ofereça uma primeira impressão fantástica
Os trabalhadores mais velhos trazem muitos benefícios em relação aos candidatos mais jovens, incluindo um histórico de trabalho mais extenso. Se esse histórico mais longo foi com a mesma empresa, pode ter se passado um período de tempo substancial desde sua última entrevista. Embora você possa sentir que sua experiência deve ser o que você julga, a realidade é que as primeiras impressões importam, ainda mais se você estiver trabalhando para superar um preconceito, inconsciente ou não.
Certifique-se de causar o melhor impacto possível, escolhendo seu traje com sabedoria. Seja pontual, tente não demonstrar nervosismo e treine algumas perguntas e respostas básicas antes.
2.Honestidade com as experiências
Os recrutadores provavelmente precisarão de ajuda para conectar os pontos entre sua extensa experiência de trabalho e a posição para a qual você está se candidatando. Realisticamente, o recrutador tentará descobrir se este é apenas um trabalho de curto prazo para você enquanto procura algo melhor.
Faça pesquisas sobre a empresa ou planos de carreira comuns. Discuta os aspectos do seu, quem sabe, futuro empregador, que o entusiasmam. Concentre-se em como suas funções anteriores o posicionaram perfeitamente para o trabalho em perspectiva.
Outra maneira de abordar isso: reconheça sua experiência. Diga algo como: “Neste ponto da minha carreira, estou procurando uma função que ofereça mais flexibilidade”. Concentre-se nos benefícios que este trabalho oferece que sua carreira anterior pode não ter oferecido.
3.Ter metas de desenvolvimento de carreira
Dependendo da sua idade, os gerentes podem se perguntar sobre suas metas de aposentadoria e quanto tempo você estará na empresa. Ter um plano que defina suas ambições para continuar trabalhando pode ajudá-los a te escolher para se juntar à equipe. Tendo pesquisado a carreira e a empresa, você poderá amenizar suas preocupações.
4.Tenha perguntas prontas para fazer
Esta é uma daquelas partes essenciais hoje em dia. Vá além das perguntas genéricas, tendo perguntas específicas do trabalho e da empresa. Se você sabe quem é seu entrevistador de antemão, procure-o no LinkedIn e questione sua carreira junto ao empregador.
Outra abordagem é que você observou vários membros da equipe que mudaram dessa função para outra posição específica. Então, questione se essa é uma carreira típica. Independentemente de como você o aborda, ter perguntas específicas centradas na empresa e na função ajuda a infundir seu entusiasmo por esse trabalho.
5.Apresente-se com confiança
Um dos maiores desafios que você pode enfrentar como um candidato a emprego mais velho é encontrar a linha entre soar confiante e arrogante. Os trabalhadores mais velhos e os mais jovens podem, às vezes, revelar uma atitude problemática durante a entrevista.
Se você se encontrar sentado em frente a um entrevistador de 20 e poucos anos, seu ego pode entrar em ação, fazendo com que se apresente sob uma luz desfavorável. Mesmo que você sinta que tem mais experiência do que alguém mais jovem que possa fazer parte do grupo de contratação, certifique-se de manter sua atitude positiva. Concentre-se nas necessidades da empresa e no que você pode fazer para ajudar a equipe a alcançá-las. Esqueça o preconceito de idade e mostre realmente quem você é.