Muitas pessoas possuem dificuldades em conseguir vagas de emprego hoje em dia. Por isso, é comum ver as pessoas se tornando cada dia mais autônomas. Entretanto, o ideal é prestar esse serviço de modo formal com o MEI.
Pensando nisso, no artigo de hoje mostraremos como abrir o seu MEI e a importância que isso pode ter para a sua carreira. Veja isso e muito mais logo abaixo!
Por que abrir um MEI?
O primeiro passo que leva alguém a abrir um MEI muitas vezes parte da irregularidade ou por ser obrigatório em algumas situações. Entretanto, o MEI só trará benefícios para você. Abaixo citaremos alguns. Veja!
Mais segurança na prestação de serviços
Um dos motivos para abrir um MEI é a segurança na prestação de serviços. Afinal, você consegue emitir notas fiscais para o serviço prestado e assim, possui garantias perante a lei.
Além disso, com a formalização você também pode exigir que o empregador pague o equivalente aos dias de serviço prestado para o INSS. Depois, você poderá fazer a complementação quando necessário.
Em dia com o INSS
Outro motivo para abrir o seu MEI é ficar em dia com o INSS. Algumas pessoas ainda não sabem mas o MEI cobra uma taxa mensal que serve justamente para cobrir o seu INSS. Assim, se você precisar de qualquer serviço do mesmo, você estará coberto.
Pagando o INSS você terá direito não só em aposentadorias e pensão por morte, como muitos pensam. Mas também, ao salário maternidade, auxílio doença, aposentadoria por invalidez, BPC/LOAS, auxílio reclusão, entre outros.
Mas afinal, como posso abrir o meu MEI e finalmente legalizar o meu negócio?
Abrir o MEI é mais fácil do que muitos imaginam. Primeiramente, você deve entrar no site do GOV. Então, aperte na opção de “Formalize-se”. Na próxima página você deverá entrar com a sua conta do gov e então preencher o formulário.
No formulário terão perguntas como, o nome da sua empresa, qual a sua área de trabalho, endereço do local de trabalho, entre outros. Após finalizar, será gerado o seu cartão de CNPJ e você já terá se formalizado. Então, basta pagar o seu INSS todos os meses e estará em dia com a sua nova empresa.
Leia também:
O futuro do regime de trabalho é o híbrido? Saiba mais a respeito dessa transformação