Sem dúvidas, a maioria das pessoas costumam ficar apreensivas quando vão a uma entrevista de emprego e sabem que serão feitas muitas perguntas. Por isso, é importante ter a consciência de que todas as perguntas feitas possuem um motivo relevante para o recrutador. Saiba que a forma como responde essas perguntas fará toda diferença no resultado da entrevista. A seguir, 5 perguntas comuns em entrevistas de emprego e evite ser surpreendido.
Quais as suas qualidades principais?
Certamente, essa é uma das perguntas que não pode faltar em nenhuma entrevista de emprego, pois, o recrutador pretende saber em que você é bom. Na realidade, ao fazer essa pergunta, o entrevistador está querendo saber sobre as suas habilidades principais. Com isso, ele irá analisar se essas habilidades poderão contribuir de alguma forma na corporação. Então, seja sincero quanto as suas principais qualidades, pois, elas serão cobradas depois, caso seja selecionado.
Quais os seus defeitos principais?
Do mesmo modo que é importante saber sobre as qualidades, os defeitos também são interessantes para o recrutador. Com isso, o recrutador busca saber quais são as suas habilidades menos desenvolvidas e que precisam melhorar. Assim, ele saberá quais pontos você tem maior dificuldade e se pretende trabalhar em cima deles, então, mais uma vez, seja sincero e não omita os seus defeitos.
Por que deseja fazer parte da corporação?
Agora, essa é outra pergunta comum nas entrevistas de emprego mesmo que essa pareça uma pergunta com resposta meio óbvia, na verdade, ela pode ser um tanto complexa. Então, é importante responder de forma correta e de forma menos genérica possível, pois, ao fazer essa pergunta o entrevistador está interessado em saber se você estudou a empresa e está ali pelos valores dela. Por isso, nada de responder que é pelo salário, ou apenas por ser próximo a sua casa, essas são péssimas respostas.
Como você pretende estar em cinco anos?
Atualmente, as empresas querem saber se os seus colaboradores possuem visão de futuro para junto à empresa construírem um plano de carreira. Portanto, nesse momento você deve mostrar que pretende seguir um plano de carreira e sabe qual o seu objetivo profissional.
Qual motivo de ter saído da última empresa?
Por fim, essa é uma pergunta que claramente as empresas estão interessadas em saber para evitar problemas futuros com seu funcionário. Com essa informação, o recrutador traça um perfil mais completo do candidato e sabe o que esperar dele. Por isso, seja sincero quanto a sua última demissão e quais foram os motivos, mas, deixe bem claro que atualmente está em busca de crescimento profissional e novos desafios.
Veja também em nosso site: Emprego terceirizado cale a pena? e 3 dicas para ir bem na primeira entrevista de emprego