Somos todos humanos. Não importa o quão eficiente você seja, pois não conseguirá evitar cometer algum erro no trabalho em certo momento de sua vida profissional. Na verdade, cometer erros ocasionalmente pode até ajudá-lo a se tornar um funcionário melhor. Assumir o que aconteceu, a princípio, é um bom sinal, pois mostrará o quão profissional é ao lidar com o que cometeu.
Mas, é claro que você não quer continuar repetindo o mesmo erro no trabalho. Com cada erro que se comete, determinará a causa raiz para poder evitar fazê-lo novamente no futuro. Mas, nada está perdido. O 123 Empregos te ajudará a lidar com essa situação sem se prejudicar.
Como evitar cometer um erro no trabalho e se prejudicar
Você pode cometer erros de natureza técnica ou muito embaraçosos. Às vezes, quando se escreve e-mails, boletins informativos ou artigos, comete lapsos gramaticais e ortográficos. Pior, você percebe isso enquanto faz uma apresentação para seus chefes e clientes.
Você também pode enviar uma mensagem para a pessoa errada ou deixar de escrever e calcular os números corretos. Quem sabe reservou acidentalmente um horário e agora precisa cancelar uma reunião? E se você disse algo errado com seus chefes ou perdeu o prazo de um projeto?
Etapas a seguir
Bem, os erros estão no passado e você não pode desfazê-los. Primeiro, deve haver um reconhecimento de que fez algo. Não há como se desculpar ou corrigir algo se não reconhecer que está errado. Quando você é capaz disso, as pessoas com quem você trabalha veem o quão profissional você é. Não faça rodeios e seja direto ao falar sobre o assunto.
O próximo passo é pedir desculpas, mas que sejam desculpas genuínas àqueles que foram afetados pelo erro que cometeu. Isso mostrará a eles que você está disposto a assumir total responsabilidade e que tem respeito por todos. Além disso, você pode salvar seu relacionamento com essas pessoas quando se desculpar e consertar o que fez.
O terceiro passo é pensar em maneiras de resolver o problema causado pelo seu erro. Como você não pode voltar no tempo para desfazê-lo, você só pode pensar em controle de danos neste momento. Esteja focado e pense muito em uma solução para a situação que causou.
Mas antes de implementar qualquer correção, comunique às pessoas envolvidas. Se, por exemplo, seus colegas de trabalho foram afetados e receberam trabalho extra causado pelo problema, pense em uma maneira de ajudá-los com isso.
Após o controle de danos, você deve elaborar um plano para não repetir o mesmo erro. Avalie a situação racionalmente e identifique em qual área pode fazer uma mudança. Se, por exemplo, você é um escritor e comunicou muita desinformação em seu artigo porque não conseguiu verificar os fatos, passe a pesquisar mais.
Você ficou sem tempo porque estava sobrecarregado e não conseguiu qualidade, é só reprogramar seu quadro de trabalho. O que você pode fazer da próxima vez é ser mais eficiente, escrever tudo com calma e antecedência. Assim, antes de apresentações, datas de publicação, você conseguirá mostrar sua capacidade e evitar erro no trabalho.