Como lidar com aquele colega que te causa problemas no trabalho?

Muita gente já passou por isso. Seu trabalho é interessante, o gerente é ótimo, mas tem aquele colega que te causa problemas no trabalho. É aquele que zomba quando você dá uma opinião, aquele que encontra uma maneira de te colocar para baixo em cada reunião. Ou mesmo aquele que sempre te critica pelas costas para seu chefe.

Na nossa vida “real”, as pessoas tóxicas são melhor tratadas simplesmente cortando-as do nosso círculo social. Mas, no ambiente laboral, isso pode ser impossível. Você pode precisar delas para um projeto ou parecer pouco profissional se não puder trabalhar efetivamente com tais colegas que te causam problemas no trabalho. Então, da próxima vez que algo acontecer, pare, respire e implemente estas três etapas que o 123 Empregos te mostrará.

Como lidar com colegas que causam problemas no trabalho

Como citamos acima, existem 3 etapas que podem ser usadas. São elas:

1.Avaliação

Quando nos sentimos desprezados, tendemos a reagir emocionalmente. Mas, aliviar o conflito no local de trabalho exige que ambas as partes reservem um tempo para avaliar a situação com calma e racionalidade.

Comece com você mesmo. Em primeiro lugar, tem certeza de que a pessoa que o está afligindo está agindo deliberadamente? Às vezes atribuímos malícia imerecidamente. Talvez a pessoa em questão tenha apenas um jeito naturalmente brusco ou pouca habilidade de comunicação. Observe como ele trata as outras pessoas no escritório. Se ele é atencioso e encantador, é mais provável que sua reclamação seja bem fundamentada.

2.Comunicação

Depois de avaliar a situação da forma mais racional possível, você precisa abordar a pessoa em questão para tentar resolver as coisas. Tenha cuidado para parecer aberto e disposto a resolver a situação. Mas, tome cuidado, pois a pessoa pode se sentir atacada, e é mais provável que reaja de forma agressiva.

Encontre uma desculpa para falar com ele em particular, talvez em uma sala de reuniões longe do resto do escritório. Se você fizer isso, certifique-se de que seu propósito ao falar não será com tom agressivo, ou seu colega pode sentir que você está tentando envergonhá-lo. Sempre fale com cara a cara, pois é muito mais honesto e positivo do que com rodeios.

3.Levar a situação para o superior

De vez em quando, o colega estará tão fechado em seu ponto de vista que qualquer tentativa de comunicação se desfará completamente. Se você sente que tentou de tudo para resolver o problema sozinho e se a situação está deixando você infeliz no local de trabalho, é hora de levar a situação para uma autoridade superior.

Para a maioria das empresas, o departamento de RH deve ser seu primeiro porto de escala. Eles são uma parte neutra e devem ser capazes de mediar entre vocês dois. Se você tiver gerentes diferentes, pode valer a pena relatar suas preocupações ao seu chefe. Ser abordado por uma pessoa em posição de autoridade pode ser interessante para resolver o problema.

No entanto, embora essa atitude deva ser sempre o último recurso, se você realmente sente que não tem outra opção, não deve hesitar em fazê-lo. Simplesmente não é bom que alguém faça você se sentir desconfortável e ter problemas no trabalho. Além disso, se a raiva se originar de algo que você não pode e não deve mudar – como o ciúme por seu excelente desempenho no trabalho – é melhor para todos os envolvidos se um gerente tomar conhecimento disso. Afinal, eles podem tentar sabotar seus resultados potenciais.

Elza de S

Andréia Eliza de Souza deixou a atuação ativa na área da saúde para se dedicar à redação de artigos publicitários e jornalísticos. Buscando novas oportunidades de ampliar seus conhecimentos, transformou um trabalho ativo em fonte de pesquisa para redigir muitas das matérias que hoje publica. Por conta da função de redatora, acabou, aos poucos, com as árduas pesquisas de fontes, se dotando de múltiplas experiências e conhecimentos em finanças, mundo automobilístico, rural, do entretenimento, entre diversos outros nichos.

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