Durante os primeiros momentos, percebiam-se as mídias sociais como plataformas avançadas para conectar pessoas em todo o mundo. Em sentido estrito, apenas as amizades foram consideradas como limitantes do seu potencial.
No entanto, como a tendência mudou gradualmente com o passar do tempo, as pessoas começaram a tirar proveito do poder das mídias sociais, ao invés de apenas construir amizades. As plataformas tornaram-se o mercado digital global para procura de emprego e recrutamento. Mas, não é só coisas boas que esse método pode trazer profissionalmente. Por isso, o 123 Emprego vai te mostrar os contras quando as redes sociais não são bem usadas.
Por que você deve usar as mídias sociais para procurar emprego?
Os empregadores não se limitam aos currículos, cartas de apresentação ou entrevistas hoje em dia. A mídia social como Facebook, LinkedIn, Twitter e Google+ permitem que eles tenham um vislumbre de sua personalidade e suas habilidades.
Aqui estão algumas estatísticas que ilustram como a mídia social pode ascender ou quebrar sua carreira:
- Em resposta a uma pesquisa recente, cerca de 89% dos candidatos a emprego usam as redes sociais;
- Cerca de 35% dos empregadores afirmaram que são menos propensos a entrevistar candidatos que não encontram online;
- Uma pesquisa com base nas respostas de mais de 2.000 empregadores revela que 37% dos empregadores usam rede social para buscar possíveis candidatos a emprego;
- Cerca de 65% dos empregadores usam as redes sociais para saber se os candidatos se apresentam profissionalmente ou não;
- 45% dos empregadores não contratam um candidato devido ao conteúdo postado em seu perfil pessoal;
- Se você é um dos 89% dos candidatos a emprego, deve ter cuidado ao usar suas mídias, pois isso também pode obstruir seu caminho para uma carreira de sucesso.
Então, o que faz com que os empregadores rejeitem os candidatos com mídias duvidosas? Deve haver algum motivo para rejeição. E, na verdade, há.
Fatores em que as redes sociais podem prejudicar sua busca por emprego
Podemos apresentar vários fatores que impedem os recrutadores e podem prejudicar sua busca por emprego por causa das mídias sociais. Esses fatores estão listados a seguir:
Falar ou compartilhar imagens de drogas
Quando um candidato fala ou publica uma foto de uso de drogas, como maconha, 60% dos recrutadores indicaram que postar sobre isso gera um impacto negativo. Assim, diminui a chance de contratação.
Discursos sobre política provocativa
O compartilhamento de postagens políticas provocativas é visto como um alerta vermelho entre os recrutadores. E fica ainda mais vermelho quando o candidato começa a reclamar sobre questões políticas delicadas.
Falta de habilidades de comunicação adequadas
A maioria dos jovens de hoje geralmente usa a linguagem SMS, que parece ser mais conveniente para digitar. As palavras são encurtadas e as regras gramaticais são ignoradas para caber em um tweet de 140 caracteres.
No entanto, se você deseja obter alguma exposição prática, uma ortografia ruim, gramática ruim e uso incorreto de habilidades de comunicação podem diminuir suas chances de ser escolhido por um empregador. Cerca de 48% dos recrutadores sugerem que erros ortográficos e gramaticais ruins os fazem mudar de ideia ao selecionar um candidato.
Expondo álcool online
Compartilhar fotos da festa na noite passada, onde o álcool foi o tema principal, não vai te levar a lugar nenhum. Sua busca por um estágio ou um ótimo emprego pode ser prejudicada de forma extrema e pode causar um impacto negativo nos recrutadores.
Muita pele exposta e muitas selfies “duvidosas”
Nem todos os recrutadores aprovam que seus funcionários exponham muita pele online ou são reis/rainhas das selfies nos sites sociais. Se você está procurando um emprego e está cruzando os limites, os entrevistadores provavelmente farão uma pausa antes mesmo de se aprofundar no seu perfil. Além disso, sua presença limitada pode afastar os empregadores.
Como evitar que as mídias sociais afetem negativamente sua busca por emprego
Agora que você já conhece os fatores das mídias que podem prejudicar sua busca por um estágio ou emprego, veja como evitá-los e gerar oportunidade de trabalho:
Não publique ideias, fotos ou conteúdo impróprio
Os recrutadores vasculham os perfis para saber sobre a adequação do candidato e a posição em sua empresa. É melhor manter seus perfis de mídia social no Facebook, Twitter e LinkedIn profissionais e compartilhar conteúdo limpo. Antes de compartilhar qualquer coisa “imprópria” pense em como sua família reagiria a isso.
Tenha cuidado com o que você diz e permita que os outros digam
Como os sites têm tudo a ver com postagens, páginas e discussões, fazer conexões relevantes pode ajudá-lo em sua pesquisa. Os empregadores procuram profissionais qualificados, apaixonados, dedicados e comprometidos. Se você mantiver tudo profissional e limitar o compartilhamento de conteúdo de alguns amigos malcomportados, os funcionários poderão julgá-lo positivamente pelo seu perfil.
Incorpore conteúdo envolvente em seus perfis
Se você deseja atrair potenciais recrutadores, a melhor maneira de fazer isso é mantendo seus perfis atualizados e orientados profissionalmente. Os recrutadores estão por aí tratando os perfis de mídia social como currículos. Você deve garantir que tudo reflita e mantenha sua identidade profissional, envolvendo os empregadores com informações relevantes e de alta qualidade e conteúdo envolvente.
Evite difamar empregadores e empresas anteriores
Não importa o que você teve com seus empregadores anteriores, nunca, nunca difame seus chefes online. Ao fazer isso, você apenas manchará seu próprio perfil e assustará os recrutadores. Tudo o necessário é se calar sobre sua antiga empresa, colegas ou chefes. Mantenha suas brigas longe das mídias sociais a todo custo.
De acordo com as demandas do mercado de trabalho digital, a busca de empregos em mídias sociais é uma obrigação para aqueles que desejam uma vida melhor. Se você está procurando um estágio ou um emprego e quer que um recrutador em potencial o selecione, convém evitar os erros que podem arruinar sua busca por emprego. Tudo o que você precisa é de um perfil profissional e de alta qualidade para ajudá-lo a conseguir a carreira dos seus sonhos.