Quando seus objetivos de trabalho já estão definidos e a sua formação ajustada às exigências da oferta, sobra apenas uma coisa a se fazer. As chances de sucesso serão determinadas por um pilar fundamental na procura de emprego: a atitude. Será o elemento diferenciador, aquele que mostra a sua vontade de realizar tarefas e assumir novas responsabilidades.
Sem dúvida, uma atitude positiva lhe agregará valor junto ao recrutador. Por quê? Porque se você demonstrar entusiasmo e interesse em desenvolver novos desafios na procura de emprego será bem-sucedido. Além disso, se valorizar sua capacidade de superação e envolvimento, a empresa deduzirá que você terá uma adaptação mais rápida e fácil. Assim, as chances de ser escolhido serão muito maiores.
Quais são as atitudes que se deve demonstrar na procura de emprego?
Nem sempre você consegue controlar seu humor; por isso, é muito importante trabalhar suas emoções e internalizar mensagens de autoconfiança, de acreditar em si. Assim que mensagens derrotistas de “não consigo”, “não vou conseguir” passarem pela sua cabeça, elimine-as.
Convença-se do quanto você vale e que sua maior força é justamente que não existe ninguém igual a você. Você é único e tem grandes capacidades. Está trabalhando duro e, mais cedo ou mais tarde, sua recompensa chegará. As possíveis recusas em entrevistas de emprego não são reprovações, mas aprendizado, parte do caminho até o emprego que sempre buscou.
Dicas para trabalhar a atitude
Entre as principais ações que se deve ter, estão:
- Livre-se de pensamentos negativos e improdutivos;
- Troque “não consigo” ou “não vou conseguir” por: “estou no caminho certo”, “falta menos”. Dessa forma, com pensamentos positivos e produtivos, boas situações também são atraídas;
- Faça uma lista de suas habilidades e pontos fortes. Nunca os esqueça e revise-os quando necessário. Principalmente em momentos de tristeza ou insegurança;
- Se cuide;
- Caminhar, praticar esportes, ouvir música. Esses tipos de atividades são totalmente compatíveis com a procura de emprego. Além disso, você precisa se desconectar para recuperar as energias para alcançar o sucesso;
- Apoie-se nas pessoas ao seu redor. Socializar e fazer networking faz parte da procura de emprego. Nunca se sabe se em uma conversa com um amigo encontrará o contato necessário que lhe dará essa oportunidade;
- Sorria muito, mesmo que você ache que não tem motivos.
Como sua atitude influencia sua procura de emprego?
Nunca se esqueça de mostrar entusiasmo e interesse na posição. Trabalhe a boa atitude nas entrevistas e faça a diferença. Coloque-se no lugar da pessoa que está entrevistando você. Se tivesse que selecionar um candidato, optaria por aquele que transmitisse mais paixão pelo cargo em questão. Essa paixão não é projetada apenas com palavras, mas você deve acompanhá-la com linguagem não verbal (sorrir, olhar nos olhos, transmitir confiança, etc.).
Tudo isso será dizer ao recrutador, sem palavras: “Sou o candidato que você procurava”. Então, mãos à obra e vá com tudo! Aposte em uma atitude aberta na procura de emprego. Transmita energia, desejo, motivação, confiança. Ame-se muito. Se você fizer isso, as empresas vão te adorar também.