Treinamento e experiência ainda são os fatores-chave para conseguir uma entrevista de emprego. Contudo, no final, serão as atitudes que farão a diferença entre os candidatos. Também é verdade que, nesse sentido, não se exige para um cargo de grande responsabilidade o mesmo nível que para um cargo de base. Entenda neste artigo, quais são as atitudes mais relevantes que o candidato deve tomar ao se ver em um processo seletivo.
Quais são as atitudes que um candidato deve tomar na entrevista de emprego
A personalidade do trabalhador é determinante para o bom desenvolvimento das suas funções dentro da empresa. É aqui que um bom recrutador dará maior ênfase e, por isso, o candidato terá de estar mais atento na entrevista de emprego, deixando transparecer aquelas atitudes que favoreçam a empresa.
Para isso, é fundamental conhecer as ações pertinentes e ter clareza sobre quais delas é interessante externalizar diante do recrutador. Aqui listamos algumas delas:
Assertividade
A assertividade é entendida como a capacidade de ser claro, franco e direto, dizendo o que se quer dizer, sem ferir os sentimentos, nem subestimando o valor dos outros. É por isso que uma pessoa assertiva estará mais predisposta a comunicar qualquer problema ou incidente que possa afetar negativamente a produtividade.
Se quiser mostrar que é assertivo com a linguagem não verbal, mantenha o olhar fixo, sempre olhando nos olhos: olhar direto, mas não penetrante ou intimidador. Mantenha uma postura ereta, com uma leve aproximação para demonstrar interesse. Os movimentos que fazemos com os braços ou com o corpo em geral devem ser congruentes com a linguagem verbal.
Proatividade
Um bom trabalhador não se distrai apenas com abordagens e propostas teóricas, mas age para resolver possíveis problemas que possam surgir. Não basta visualizar uma ideia, é preciso colocá-la em prática e não esperar que os outros façam por você.
Uma pessoa proativa, diante de um problema ou conflito, ao invés de desabar e reagir negativamente, assume uma atitude positiva, buscando soluções mesmo onde não há. Essa pessoa, sem dúvida, estará mais perto do sucesso. Procure demonstrar na entrevista que você é uma pessoa decidida, positiva, disposta a colaborar na consecução dos objetivos, tudo sem beirar a presunção.
Curiosidade
Embora digam que “a curiosidade matou o gato”, uma dose controlada dessa atitude pode te ajudar a demonstrar um interesse pelo trabalho que vai além do meramente econômico. Curiosos aprendem mais rápido, ávidos por assimilar novos conhecimentos para colocar em prática. Portanto, não tenha problemas em demonstrar interesse pelos objetivos da empresa ou de sua organização, sempre cuidando para que isso não leve à interferência no trabalho de terceiros.
Amabilidade
É uma qualidade mais que necessária, principalmente se você planeja trabalhar em grupo. É importante mostrar-se amigável, não só com os seus superiores, mas também com os seus colegas e subordinados.
É bem possível que devido à carga ou divisão do trabalho, se criem tensões ou falhas de comunicação, daí a importância de manter um bom autocontrole das emoções, procurando mostrar sempre o seu lado mais afável e comunicativo.
Tome cuidado para não mostrar traços faciais excessivamente sérios e herméticos na entrevista. Tente ser educado nos gestos e na linguagem.
Atitude receptiva
Apesar da importância de ser proativo, também é relevante demonstrar que você consegue ouvir sem interromper as conversas dos outros. Assim, mostrará também que respeita as diversas autoridades quando falam sobre assuntos de sua competência.
O mesmo deve ser extrapolado para a entrevista. Fique em silêncio e ouça atentamente o entrevistador, não o interrompendo quando ele estiver falando. Além disso, não tente dominar a conversa mergulhando em monólogos profundos.
Caminhe para os resultados
É importante saber quais são os objetivos da empresa para canalizar esforços para alcançá-los. Portanto, os objetivos finais da organização devem ser conhecidos. Deixe o entrevistador saber quais conhecimentos e habilidades você possui e como eles podem ajudá-lo a atingir seus objetivos ao longo da entrevista de emprego.