Um aspecto que pode jogar contra você quando está imerso em um processo ativo de busca de emprego são as publicações que fez nas redes sociais no passado. Quer dizer, as recentes também contam, portanto, todo cuidado é pouco hoje em dia quando se trata de ser visto pelos futuros empregadores na internet.
Por que um candidato a emprego precisa tomar cuidado com o que posta nas redes sociais?
Quando se deparar com uma entrevista de emprego você deve saber que os recrutadores pesquisam o seu nome na internet. E uma das fontes de informação mais recorrentes são as redes sociais.
É bom que seus posts falem sobre você, sua proatividade, sua forma de entender a vida, sua trajetória profissional e marcos pessoais, mas de forma positiva e construtiva. Se basear sua identidade online em críticas destrutivas, comentários inúteis e com alto nível de exposição, o risco de um efeito bumerangue de longo prazo é alto.
Você deve ser extremamente cuidadoso com tudo o que coloca na web. Deve ter em mente que a internet é a “imagem” que transmite para as pessoas que te contatam, leem e que, pessoalmente, não te conhecem. Portanto, é a primeira imagem que têm de si e a primeira imagem é sempre importante. Em muitos casos, decisiva quando se trata, por exemplo, de ultrapassar as diferentes fases do processo de seleção em uma empresa.
Seu emprego depende do seu passado
Você deve ter mais consciência de que tudo o que publica fica registrado e que, com o passar dos anos, tais publicações podem te prejudicar a qualquer momento. É por isso que recomendamos que, de tempos em tempos, você faça uma análise de tudo o que publicar que possa ser prejudicial à sua candidatura.
Até mesmo porque, sua opinião sobre determinados fatos mudará ou evoluirá, de forma que seus conceitos podem não estar representados hoje em dia. Portanto, saiba diferenciar quais redes sociais são de uso pessoal e aquelas de uso mais profissional. Ademais, tenha todas as ferramentas oferecidas para controlar sua privacidade. Assim, nada prejudicará sua candidatura ao emprego dos sonhos.