Além do treinamento e da experiência que se reflete em um currículo, as empresas olham cada vez mais para outros tipos de habilidades e competências interpessoais ao contratar um trabalhador. São “qualidades” que não têm tanto a ver com conhecimentos técnicos, mas sim, com quesitos humanos e atitudes que agregam grande valor às organizações.
Isso é o que se conhece como “competências interpessoais”. É importante considerar quais são as mais demandadas para analisar com quais nos identificamos. Assim, fica mais fácil tentar desenvolvê-las e destacá-las em uma entrevista ou processo seletivo. As competências mais exigidas podem evoluir, por isso, é importante manter-se atualizado para responder às exigências dos empregadores.
As competências interpessoais e habilidades mais procuradas nas empresas
Nem todas as competências ou habilidades têm a mesma relevância para todas as empresas, dependendo do setor, cargo ou responsabilidade. Mas, existem alguns quesitos gerais que podem ser colocados em quase todas as posições e que são essenciais no momento. Analisaremos alguns deles:
Capacidade de adaptação
O mercado de trabalho é dinâmico, as mudanças são constantes e é importante internalizá-las e assumi-las. As empresas exigem funcionários que saibam trabalhar em ambientes onde podem surgir imprevistos. Saber adaptar implica ser versátil, mas também ter capacidade de aprender, reciclar e alterar funções ou procedimentos.
Trabalho em equipe
As empresas exigem a capacidade de participar de tarefas conjuntas, bem como colaborar e ajudar outros colegas. Desta forma, são alimentados por outras habilidades, como saber ouvir, ter respeito e empatia pelos outros. Uma pessoa que é muito capaz em suas tarefas pode ficar desempregada se não tiver essa capacidade.
Proatividade
As organizações exigem cada vez mais profissionais que não se limitem a cumprir suas tarefas, mas que tenham iniciativa e proponham ideias inovadoras. Pessoas proativas conseguem resolver problemas, mas não só: antecipam-se a eles, são eficientes e agem de forma organizada (não confundir com se deixar levar por impulsos).
Compromisso
Empregadores não procuram apenas trabalhadores que entendam a missão da empresa, mas que estejam comprometidos com o projeto. Muito deste empenho decorre do próprio local de trabalho, da capacidade que tem de saber partilhar os seus valores e “engajar” os seus trabalhadores.
Contudo, também é fundamental a disposição do profissional em assumir e endossar a missão, visão e valores da instituição onde labora. Dessa forma, um colaborador se tornará o melhor embaixador da marca e saberá transmitir ao exterior, positivamente, os valores e propósitos da empresa. Se sentir estes objetivos como seus, será muito mais fácil cumprir a sua missão e, em última análise, a de toda a empresa.
Capacidade de trabalhar sob pressão
Para determinados cargos é fundamental saber trabalhar sob pressão, algo cada vez mais comum neste cenário de mudanças e incertezas. Embora possa parecer complicado, é uma habilidade que também pode ser aprendida. Saber administrar o estresse e se organizar para continuar cumprindo objetivos é uma habilidade muito valorizada pelas empresas.
Por que é importante ter as habilidades exigidas?
Para além da procura ou aspiração a um novo emprego, ou cargo, ter as competências mais procuradas pelas empresas também é importante para se promover/aspirar a cargos de maior responsabilidade. Essas habilidades interpessoais podem ser trabalhadas e aprimoradas dia após dia.
Lembre-se de que esses tipos de competências interpessoais multiplicam o valor de outras. Por exemplo, se um trabalhador é proativo e sabe se adaptar às mudanças, certamente terá mais opções de promoção do que um colega em posição semelhante que não possua essas capacidades e que não saiba aproveitar suas oportunidades.