Nos últimos anos, a tendência entre as empresas emergentes é buscar trabalhadores que não apenas executem suas tarefas com eficiência. Elas querem que os profissionais possuem outras habilidades sociais e interpessoais que lhes permitam melhorar em outros aspectos que, no final, aumentem a produtividade e o bem-estar. São as chamadas soft skills.
As organizações procuram trabalhadores integrais, que pensem e tenham habilidades que ajudem indiretamente no crescimento da empresa. Assim, para auxiliar todos aqueles que pretendem destacar-se em uma entrevista de emprego neste novo panorama empresarial, selecionamos algumas das soft skills favoritas dos empregadores.
Quais são as soft skills mais procuradas pelas empresas
Mentalidade internacional
A maioria das startups cresce oferecendo seus produtos ou serviços para clientes internacionais. Portanto, se você deseja trabalhar em uma empresa com essas expectativas, o candidato deve ter a capacidade de se adaptar a outras culturas, outros ambientes e outros processos. Assim, colaborará com pessoas de outras nacionalidades.
Autoaprendizagem
Isso significa que o profissional deve ser alguém autodidata, curioso, que queira aprender por conta própria e que possa trabalhar de forma independente. As startups procuram essas pessoas porque, muitas vezes, precisam lidar com novos problemas que nunca surgiram antes devido à inovação de seus produtos ou serviços. Portanto, os entrevistadores valorizarão candidatos resolutivos e adaptáveis a diversas situações que possam ocorrer inesperadamente.
Habilidades de comunicação
As startups procuram colaboradores que tenham boa expressão oral e escrita, e que transmitam as suas opiniões de forma eficaz, fluente e correta. Se, além de tudo isso, você tiver a capacidade de saber ouvir, ganha mais pontos ao ser selecionado.
Atitude positiva
Em nossos dias, muitas empresas prestam atenção à atitude de seus trabalhadores, pois é sabido que pessoas com atitude otimista são mais propensas a buscar soluções criativas para os problemas que surgem. Além disso, a positividade contagia e beneficia quem precisa trabalhar em equipe.
Proatividade
As startups não buscam trabalhadores que apenas concluam suas tarefas e recebam no final do mês. Elas esperam alguém que ajude a empresa a crescer, contribuindo com novas ideias e outros pontos de vista. Por isso, essa está entre as soft skills mais valorizada nas entrevistas. Ter a iniciativa de desenvolver novos processos, propor melhorias ou analisar erros é muito útil para o crescimento de uma empresa.