Atividades de formação de equipes que deixam os funcionários motivados

Em um esforço para manter os funcionários motivados, satisfeitos e produtivos, líderes empresariais e psicólogos desenvolveram uma variedade de programas ao longo dos anos. Cada programa tem suas próprias palavras-chave e métodos, e cada um visa ajudar os empregadores a reduzir a rotatividade e melhorar a lucratividade. Kaizen, hierarquia de Maslow e gerenciamento por objetivos são apenas algumas das ferramentas e filosofias usadas para ajudar a atingir os objetivos de negócios.

Os resultados variam do fracasso total ao sucesso esmagador. Nenhum programa tem a adequação certa para todas as organizações. Nos últimos anos, se dá muita atenção aos conceitos de formação de equipes e funcionários motivados. Embora alguns gerentes considerem que esses conceitos nada mais são do que os últimos “modismos”, eles são verdadeiramente essenciais para qualquer empresa que queira melhorar a retenção, aumentar a produtividade e melhorar o moral dos colaboradores.

Por que é importante a formação de uma equipe com funcionários motivados?

Na maioria das organizações, é fácil identificar funcionários “estrelas”. Eles são aqueles a quem a administração recorre quando um projeto deve ser concluído em um tempo muito curto, quando a precisão é crítica ou quando apenas o melhor e mais criativo trabalho o fará. Estes são os “remadores”. São eles que mais contribuem para o progresso do negócio.

Com o tempo, porém, os remadores se cansarão de puxar o peso de toda a equipe. O restante também ficará insatisfeito e começará a sentir que não tem a devida apreciação ou que a direção está determinando favoritos.

Com uma equipe eficaz, esse sistema desaparece. Cada membro da equipe participa do sucesso – ou fracasso – de um projeto. Quer o objetivo seja melhorar a produtividade ao longo do tempo, cumprir um prazo urgente ou estimular a criatividade, as equipes podem produzir resultados maiores do que a soma de funcionários individuais.

O que o trabalho em equipe pode alcançar

Exercícios de formação de equipe podem produzir uma variedade de resultados. Cultura organizacional, tamanho e objetivos podem influenciar o resultado, mas a maioria das organizações relata seis resultados comuns.

Melhora o moral dos funcionários

Em vez de apenas as estrelas serem reconhecidas, toda a equipe recebe os elogios que merece. Por sua vez, a pressão sobre as estrelas é reduzida, tornando-as menos propensas ao esgotamento e diminuindo seus níveis de estresse.

Melhora a comunicação

As atividades de formação de equipes ajudam a melhorar as relações de negócios, promovendo um senso de camaradagem. Isso incentiva a comunicação aberta entre colegas de trabalho, bem como entre funcionários e membros da gerência.

Aumenta a confiança dos funcionários na gestão

As atividades de formação de equipes permitem que os funcionários vejam os supervisores e gerentes como colegas, em vez de figuras de autoridade.

Os funcionários desenvolvem melhores habilidades de resolução de problemas

Toda empresa encontrará problemas de tempos em tempos. Algumas são menores, mas outras são crises completas. Exercícios de formação de equipe podem melhorar a capacidade dos funcionários de pensar e agir de forma estratégica e racional. Em vez de esperar por instruções específicas de um chefe, os funcionários podem avaliar uma situação e determinar o curso de ação apropriado antes que um pequeno problema se torne um grande problema.

A criatividade é aprimorada

Compartilhar ideias, discutir possíveis soluções para problemas e fazer brainstorming para contribuir com o sucesso da organização pode inspirar a criatividade. O resultado pode ser formas criativas de melhorar o atendimento ao cliente, agilizar o fluxo de trabalho, melhorar a imagem pública da empresa ou resolver um problema comum.

Os funcionários ficam mais motivados

Quando os funcionários motivados acreditam que suas opiniões e ideias são plenamente valorizadas por seus empregadores, eles se tornam mais confiantes. Eles se sentem mais à vontade para se expressar para a gestão, dar sugestões ou tirar dúvidas. Por sua vez, eles serão impulsionados a se voluntariar para tarefas adicionais, aceitar novos desafios ou abraçar a mudança.

Elza de S

Andréia Eliza de Souza deixou a atuação ativa na área da saúde para se dedicar à redação de artigos publicitários e jornalísticos. Buscando novas oportunidades de ampliar seus conhecimentos, transformou um trabalho ativo em fonte de pesquisa para redigir muitas das matérias que hoje publica. Por conta da função de redatora, acabou, aos poucos, com as árduas pesquisas de fontes, se dotando de múltiplas experiências e conhecimentos em finanças, mundo automobilístico, rural, do entretenimento, entre diversos outros nichos.

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