14 dicas para se tornar um profissional de sucesso

0

Em um mercado de trabalho tão competitivo, é importante que os recém-formados consigam estágios profissionais. Estes lhes permitirão compreender como são os trabalhos centrados nas carreiras que escolheram e como se tornar um profissional de sucesso.

Tempo para aprender

Nesse sentido, vários especialistas em questões de recrutamento apontam que o mais importante para ser um profissional de sucesso é que o jovem se aproprie das responsabilidades sem medo. Os empregadores valorizam jovens inovadores que são solucionadores de problemas, encontrando maneiras diferentes de fazer as coisas. Estamos diante de um mercado de trabalho altamente competitivo, no qual os alunos estão cada vez mais bem formados.

Esta é a fase em que geralmente se assume pouco risco em termos de responsabilidades. Então, se aconselha enriquecer o estágio aprendendo até com os erros, pois se trata de consolidar os conhecimentos adquiridos em sala de aula, visando ter experiência enquanto base de uma carreira de sucesso.

Dicas para melhorar como praticante

Para saber mais sobre esse interessante mundo das práticas profissionais, é fundamental ficar atento às 14 dicas que os especialistas em gestão de pessoas e organização sugerem:

1.Demonstrar compromisso

As práticas profissionais são etapas onde o conhecimento é colocado à prova em prol de uma empresa, aplicando em campo o que foi aprendido em sala de aula. Nesse período, os estagiários aprendem como funciona a cultura de uma organização, bem como os valores e ensinamentos do trabalho em equipe.

2.Observe a equipe de trabalho

É importante trabalhar com um profissional que possa ser observado e que também saiba explicar as características do trabalho. É aconselhável comunicar com pessoas de diferentes cargos e, assim, adquirir conhecimentos em diferentes funções.

3.Capacidade de adaptação

Ao iniciar o estágio como trainees, é preciso aprender a maximizar a qualidade do trabalho por meio de ações consistentes e sempre alinhadas às políticas e procedimentos da organização. Para isso, é fundamental construir uma relação de lealdade com os líderes e membros da equipe.

4.Melhorar a cada dia

É importante que desde a primeira prática, o objetivo esteja claro e que você não pare de aprender. Se não houver intenção de fazê-lo, alguém certamente o fará. Haverá dias de sobrecarga no trabalho, mas também momentos com espaço para criar, experimentar e até errar, porque quem não erra não aprende.

5.Solicitar feedback

É fundamental solicitar feedback sobre o desempenho realizado, tanto do chefe imediato quanto dos colegas de trabalho. Os comentários não devem ser mal interpretados, é melhor analisar, refletir e aprender. Um plano de ação pode ser realizado para melhorar o desempenho e evitar cometer os mesmos erros.

6.Mostrar segurança pessoal

É muito importante que o praticante demonstre confiança ao atuar, principalmente no exercício de sua profissão.

7.Aprenda a tolerar a pressão

Os empregadores valorizam muito as pessoas que podem lidar com situações estressantes ou altamente exigentes. Nesse sentido, é preciso demonstrar controle para superar situações complexas e não perder o foco no que é importante.

8.Gerar um bom ambiente de trabalho

Atitudes cordiais e prudentes são fatores muito importantes para se tornar um possível candidato a preencher uma vaga e se tornar um trabalhador estável.

9.Não olhar para salários

Os salários de um estagiário são baixos, portanto, não é aconselhável escolher uma prática profissional com base neste fator. Aspectos realmente importantes devem ser considerados, como a empresa e o tipo de função que você desempenhará.

10.Leve as práticas a sério

Por se tratar de uma primeira aproximação ao mundo do trabalho, as práticas profissionais devem ser levadas a sério. Isso porque são elas que abrirão um bom precedente para futuras contratações.

Desde o início, as regras do jogo devem ser claras para garantir uma relação de trabalho em que ambas as partes ganhem. O período de estágio não deve ultrapassar 18 meses. Se o graduado for atraente para a empresa, algum tipo de contratação deve ser considerado, aumentando as chances de, no futuro, se tornar um profissional de sucesso.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.