Como a guerra no Oriente Médio pode afetar os EMPREGOS NO BRASIL
A guerra no oriente médio entre Israel e Hamas está sendo mais um dos tristes acontecimento do mundo.
Após anos de uma pandemia do coronavírus e de quase dois anos da guerra na Ucrânia, a pergunta que fica é como essa nova guerra poderá afetar a economia do Brasil. Como se sabe, os dois eventos citados anteriormente interferiram drasticamente nos empregos, no preço dos combustíveis e no consequente aumento de muitas coisas.
Confira aqui o que especialistas dizem sobre como essa nova guerra poderá afetar a economia e, por consequência, a geração de empregos no país.
A guerra no oriente médio e os empregos no Brasil
Antes de mais nada, é importante reconhecer que, neste estágio inicial, é difícil avaliar de maneira abrangente os impactos potenciais do conflito entre Israel e o grupo Hamas. O conflito pode estar apenas começando e ainda não sabemos quanto tempo vai durar e como irá incidir sobre a economia brasileira.
Assim, o canal CNN consultou alguns especialistas para fazer análises iniciais.
Dessa maneira, a análise inicial sugere que os impactos econômicos provavelmente serão limitados, possivelmente bem menores do que os observados durante o conflito entre Rússia e Ucrânia em 2022.
Ou seja, por enquanto, os especialistas consultados pela CNN acreditam que essa nova guerra não irá afetar diretamente os empregos no Brasil.
Entretanto, até o momento, haverá alguns efeitos. E esses efeitos parecem estar concentrados nos preços do petróleo.
Mas a guerra poderá afetar outros setores da economia
Assim, um dos indicadores imediatos dos impactos do conflito tem sido o aumento dos preços do petróleo.
Como mostrou a CNN, o barril do tipo Brent, uma referência global, encerrou a sessão com um aumento de 4,22%, sendo negociado a US$ 88,15. O WTI, referência nos Estados Unidos, subiu 4,3%, atingindo US$ 86,38.
Entretanto, os especialistas acreditam que esses fatores isolados não são suficientes para motivar o Banco Central a modificar a trajetória planejada para a taxa Selic, que prevê aumentos graduais de 0,5 ponto percentual.
Além disso, as companhias aéreas são impactadas negativamente pela alta nos preços do petróleo. Já que o aumento do combustível, afeta seus custos operacionais. Dessa maneira, empresas como Delta, United e American Airlines registraram desvalorizações em suas ações.
Assim, brasileiros que trabalham para essas companhias podem acabar sendo afetados.
A guerra no oriente médio também pode valorizar e criar outros empregos
Outro setor que pode ser afetado é o que fabrica equipamentos e veículos utilizados por exércitos. Neses caso, eles podem ser valorizados nas bolsas de valores. Afinal de contas, quando conflitos geopolíticos acontecem, podem aumentar a demanda por seus produtos.
Assim, empresas como Lockheed Martin, Northrop Grumman e General Dynamics tiveram valorizações expressivas.
Portanto, fique atento às vagas nessas empresas e atualize seu currículo para enviar para elas futuramente.
Além disso, também é preciso ter atenção às variações da moeda americana. A continuação da queda das taxas de juros americanas pode levar a um enfraquecimento do dólar em relação ao real.
Dessa maneira, pode acabar se revertendo em um ponto positivo para o Brasil. Já que o país pode ser favorecido por ser um grande produtor de petróleo e assim a indústria de petróleo ganhará mais dólares.