Como controlar o estresse e a ansiedade no trabalho

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Saber como controlar o estresse e a ansiedade no trabalho é algo, por muitas vezes, complicado. No trabalho, é provável que você vivencie situações de alta pressão que lhe causem sensações ruins. Essas situações acontecem mesmo que você se dedique a um trabalho que gosta. Todos os empregos têm, em maior ou menor grau, elementos estressantes, como prazos a cumprir ou metas ambiciosas.

Embora esses momentos de estresse não sejam ruins por si só, o problema surge quando eles se tornam crônicos. Se eles se tornarem comuns, podem causar danos à saúde física e emocional, além de afetar sua vida pessoal. Neste artigo vamos rever algumas sugestões para controlar o estresse e a ansiedade no trabalho.

Causas comuns de estresse e ansiedade no trabalho

Existem muitas situações em que não podemos controlar o que acontece em nosso emprego. Pode haver diferentes fatores ou causas que podem nos causar estresse ou ansiedade. Mudanças no mercado de trabalho, decisões da empresa ou conflitos entre colegas são alguns exemplos de situações que podem estar fora do nosso controle.

O grau em que eles podem nos afetar depende de nossa personalidade. Como depende do jeito de ser de cada pessoa, podem afetar uns mais que outros. Algumas pessoas são mais propensas ao estresse nessas situações, enquanto outras podem lidar melhor com elas.

Vamos listar os motivos:

  • Cargas de trabalho excessivas;
  • Trabalhar longas horas ou fazer muitas horas extras;
  • Cumpra prazos muito apertados;
  • Pressão para atender às expectativas;
  • Falta de controle sobre como você faz seu trabalho;
  • Chefes ou clientes difíceis;
  • Não saber dizer não;
  • Reuniões exigentes;
  • Lidar com posições de autoridade;
  • Falar em público;
  • Insegurança no trabalho.

É possível que existam outros fatores que podem fazer com que você entre, como um trabalho que não concorda com a remuneração, falta de apoio de seus chefes, equipes difíceis, etc.

Por que certas situações causam estresse e ansiedade?

Como mencionado antes, o estresse varia entre as pessoas. Uma situação que pode ser fácil de lidar pode ser uma fonte de extras para outra pessoa. O ser humano é um animal de hábitos, e quando algo não sai como esperado ou planejado, nosso cérebro reage à ameaça.

Essas diferenças podem ser explicadas por vários motivos. Por exemplo, a maneira como você percebe uma situação afeta os níveis de estresse ou ansiedade que pode experimentar.

Por exemplo, você recebe uma ligação para uma reunião com seu chefe. Uma pessoa pode pensar: “algo ruim vai acontecer”. Certamente essa atitude fará com que seus níveis de estresse ou ansiedade disparem. Por outro lado, outra pessoa pode pensar: “vamos ver o que acontece, com certeza não, é algo ruim ou”. Nesse caso, a segunda pessoa terá pouco estresse.

Sintomas de estresse e ansiedade no trabalho

Os sintomas de estresse e ansiedade no trabalho são muito parecidos com os que podemos sentir no dia a dia. Alguns deles são:

  • Irritabilidade;
  • Dificuldade de concentração;
  • Sentindo-se cansado;
  • Dores de cabeça ou nas costas;
  • Problemas para dormir;
  • Problemas estomacais;
  • Dores no peito;
  • Ansiedade;
  • Depressão.

Se você sentir esses sintomas com frequência, deve começar a tomar medidas para controlar o estresse e a ansiedade no trabalho.

Dicas para controlar o estresse e a ansiedade no trabalho

Existem muitas maneiras de gerenciar o estresse e a ansiedade no trabalho. Se esse problema afeta seu desempenho, saúde mental ou física, ou vida pessoal, algo precisa mudar. Muitos dos estressores estarão fora de seu controle, mas há algumas coisas que você pode fazer para reduzir e controlar o estresse: você nem sempre pode mudar a situação, mas pode mudar a maneira como pensa sobre ela e responde a ela.

Aceite que você não pode controlar tudo

Comece mudando as coisas que estão em suas mãos. Estabeleça limites claros entre sua vida pessoal e sua vida profissional. Identificar as causas do estresse no trabalho. Anote quais situações ocorrem em sua semana que mais o estressam. Escreva exatamente o que aconteceu, quais pensamentos ou emoções você teve e como se comportou. Com isso você terá noção de quais situações te estressam e como age diante delas.

Organizar e planejar 

Esta é uma das melhores dicas para gerenciar o estresse e a ansiedade no trabalho. Organizar e planejar suas tarefas o ajudará a controlar melhor seu trabalho e a não se sentir tão estressado ou ansioso.

Estabeleça limites 

Quando as tarefas se acumulam e nos sentimos sobrecarregados, há uma tendência de levar trabalho para casa. Na maioria dos trabalhos, é muito fácil que isso aconteça. Não temos limites definidos com nossas vidas pessoais.

Assim, aconselhamos a:

  • Não configure e-mail de trabalho em seu celular pessoal;
  • Não envie e-mails fora do horário comercial;
  • Desligue o telefone do trabalho depois do expediente;
  • Se você não tem tempo para atender e responder seus e-mails regularmente durante o horário de trabalho, é uma indicação de que você pode ter muito trabalho.
  • Evite levar tarefas de trabalho para casa com você, a menos que seja uma questão de vida ou morte;
  • Diga não;
  • Delegue tarefas ou peça ajuda se está estressado ou com ansiedade no trabalho. Você pode querer concluir todas as tarefas sozinho, mas isso pode aumentar seu estresse, portanto, as chances de cometer erros. Peça ajuda aos seus companheiros e você poderá retribuir o favor no futuro.
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