Como melhorar suas habilidades de comunicação
A maioria das pessoas que lidera uma equipe, pensa ser bom líder, mas nem sempre é um bom comunicador. Se você gerencia um grupo de colaboradores, você é um comunicador em maior ou menor grau. Dessa forma, deve estar interessado em melhorar suas habilidades de comunicação tanto com sua equipe quanto com seus clientes.
Como melhorar suas habilidades de comunicação
Ser eficaz
A primeira coisa que precisa reconhecer é que não é tão bom comunicador quanto pensa, e precisa melhorar. Se você já teve a oportunidade de assistir a um vídeo seu ou à gravação de uma reunião, ou palestra, deve ter pensado: Que desastre! Porém, se perguntar às pessoas que te ouviram, a maioria dirá que não foi ruim, que você fez bem.
A realidade é que não importa como se sente quando fala em público, o que realmente importa é se sua comunicação é eficaz. Não importa se gosta de como o faz, mas sim, se a mensagem foi eficaz e se chegou às pessoas.
Foco na comunicação e nas pessoas
A primeira regra ao se comunicar não é focar em si mesmo, mas sim, na comunicação e nas pessoas. É um ponto importante, porque as pessoas não estão focadas em você, nem se preocupam contigo ou sua empresa. Elas estão pensando nelas mesmas.
Ao convocar uma reunião com um cliente ou com a sua equipe, se planeja comunicar eficazmente, deve evitar mensagens que se concentrem em si ou na sua organização. Por exemplo, se você convocar uma reunião de planejamento com sua equipe logo pela manhã, o que as pessoas que comparecerem à reunião estarão pensando?
Com certeza, elas devem estar pensando:
- “Vou me atrasar para a reunião e espero que não seja um problema”;
- “Como vou me organizar para buscar meu filho na escola e fazer atividades extracurriculares à tarde”;
- Talvez eles estejam pensando na briga que tiveram ontem à noite com o parceiro;
- “Espero que meu chefe não nos peça outro relatório de acompanhamento ou um e-mail informando como as coisas estão indo e perca tempo esta semana com isso, porque já tenho muito trabalho”.
Em outras palavras, elas pensam em si mesmos. Com isso em mente, é muito importante chamar a atenção deles e fazê-lo sempre que conversar, pois estarão pensando em si mesmos, como citado. As pessoas mais eficazes na comunicação são aquelas que se concentram na comunicação e nas pessoas que estão ouvindo. Antes de falar, não se esqueça de realizar a si mesmo estas três perguntas importantes.
1.O que quero que as pessoas saibam?
Essa pergunta pode parecer óbvia, mas é muito importante começar por aí. Você deve ter bem claro o que quer que eles saibam. E é aqui que a maioria das pessoas para. Caso pretenda apenas transmitir informação pode enviar um e-mail com o conteúdo.
Mas, para ser um comunicador eficaz, não basta transmitir informações. É preciso fazer com que sintam algo, pois são as emoções que motivam as pessoas a agir.
2.Como quero que eles se sintam?
Você pode querer que eles se sintam motivados, pode querer que eles se sintam desafiados, ou pode querer que eles se sintam encorajados. Até mesmo, você pode querer que eles se sintam tranquilizados por alguma notícia ou boato que ouviram. Provocar uma emoção é o que vai movê-los a agir.
3.O que quero que eles façam?
É importante definir o que você quer que eles façam. Em sua comunicação, você não está apenas fazendo um anúncio, mas levando as pessoas para um resultado que quer alcançar.
Não está apenas conduzindo uma reunião, está movendo as pessoas em sua equipe para que se concentrem em uma meta específica e tomem medidas para alcançá-la. Não está dando feedback a um membro da equipe, mas sim ajudando-o a melhorar e crescer como profissional.
Após trabalhar essas três questões, você deve focar nos aspectos técnicos. Não apenas conhecê-los, mas se esforçar para entendê-los, colocá-los em prática e ensaiá-los muito bem.