Como usar o LinkedIn para mudar de carreira?
O LinkedIn é uma ferramenta poderosa para networking e procura de emprego. Também pode ser o melhor lugar para você mudar de carreira. Se você é atualmente um arquiteto e deseja se tornar um padeiro, ter um perfil no LinkedIn focado em sua carreira antiga não o ajudará muito.
No mínimo, quando você se candidata a empregos de padeiro, o gerente de contratação pode pensar que você se candidatou ao cargo por acidente. Portanto, é preciso otimizar seu perfil na rede para conseguir mudar de carreira. Aqui estão algumas dicas e truques para você começar.
Portanto, leia mais: Habilidades profissionais mais importantes para uma carreira brilhante
Como usar seu perfil do LinkedIn para mudar de carreira
Quando você se candidata a um emprego, sua melhor aposta é adaptar seu currículo para essa posição específica usando palavras-chave da descrição do trabalho. E quando você escreve seu currículo de troca de carreira, é uma boa ideia destacar suas habilidades transferíveis para ajudar a demonstrar que seu conjunto de soft skills o torna um bom candidato para o cargo.
Seu perfil do LinkedIn não é diferente. Ao adaptá-lo ao fato de que você está buscando outra profissão, incorporando palavras-chave do setor desejado, pode aproveitar o poder da rede em seu benefício.
Comece com o título
Seu título do LinkedIn é a breve biografia de uma linha que aparece ao lado ou abaixo do seu nome. É curto e deve ir direto ao ponto. Também é gerado automaticamente pelo LinkedIn e consiste em seu cargo e empresa atuais.
Mas, se você está tentando mudar de carreira, ter um título com seu antigo setor provavelmente não ajudará. Quando os recrutadores pesquisam no LinkedIn, geralmente veem seu título primeiro. Se não corresponder ao setor, eles provavelmente não clicarão no seu perfil completo.
Em vez disso, aproveite o poder do título e escreva algo único que encapsula quem você é e o que deseja fazer. Inclua apenas os detalhes relevantes. Por exemplo, se você trabalha atualmente no setor bancário, mas deseja trocar para assistente social, não inclua nenhuma informação sobre o banco.
Então, confira mais: Projete sua carreira profissional em 5 passos
Aproveite a seção “Sobre”
A seção “Sobre” é muito mais longa do que o título, dando a você a oportunidade de explicar por que está mudando de carreira. Use para explicar e demonstrar como suas habilidades atuais e experiências passadas o prepararam para sua nova função.
A maneira mais fácil de estruturar isso é usar três parágrafos. No parágrafo de abertura, fale sobre o que você faz, o que deseja fazer e como sua experiência te torna único. Use o segundo parágrafo para se concentrar em suas habilidades transferíveis, usando palavras-chave de seu novo setor. Concentre-se nos resultados, não nas tarefas que demonstram como você faz as coisas. O último parágrafo é onde você junta tudo e conecta os pontos.
Experiência e educação
A inclusão de informações nessas seções permite que você coloque um foco maior no que você fez para tornar sua mudança de carreira uma realidade. Então, pode ajudar a mostrar que leva essa mudança a sério. Também é uma ótima maneira de aprofundar as experiências e adicionar mais algumas palavras-chave ao seu perfil, desde que não duplique o que disse na seção Sobre.
Mídia
Dependendo da carreira de onde você vem e para a qual está mudando, você também pode adicionar amostras de trabalho ao seu perfil do LinkedIn. Essa pode ser uma ótima maneira de demonstrar que possui as habilidades necessárias para fazer ou que possui as habilidades transferíveis necessárias para ter sucesso no novo campo.
Saia e mude
Com seu perfil do LinkedIn pronto, use-o para mudar de carreira. Conecte-se na rede com pessoas em seu novo campo, siga especialistas e use a conta para aprender mais sobre seu novo setor e encontrar um emprego.