Habilidades mais importantes para encontrar o primeiro emprego
Se você acabou de terminar seus estudos e está pronto para procurar o primeiro emprego, deve saber quais são as habilidades mais importantes para isso. Certamente você tem visto, cada vez com mais frequência, toda uma série de exigências em ofertas de trabalho.
Por isso, falaremos sobre quais são as competências necessárias para vencer a concorrência. Assim, será mais fácil ter um primeiro emprego e adquirir a experiência necessária para sua carreira profissional.
Habilidades necessárias para encontrar o primeiro emprego
Podemos mostrar nossas competências no currículo durante a entrevista de emprego. Devido à atual conjuntura do mercado de trabalho e às características de cada uma das profissões, existem várias competências com maior procura, como podemos verificar nas ofertas. Vamos ver, então, quais são as habilidades mais importantes para encontrar seu primeiro emprego?
Adaptabilidade
Em um mercado de trabalho em constante mudança, com novas circunstâncias e surpresas desagradáveis, como a Covid, por exemplo, ter profissionais com capacidade de adaptação é essencial.
Iniciativa
Com a evolução dos sistemas de trabalho, ter iniciativa, propor novas ideias, novas formas de lidar com uma situação ou novas formas de proceder, é vital para os profissionais de hoje. A falta de experiência pode ser um freio para que as pessoas tenham iniciativa, principalmente pela insegurança. Se não for o caso, demonstre durante a seleção. E se for, confie em si mesmo. Com certeza você tem muito a oferecer.
Orientação para aprender
O profissional deve estar disponível para treinamento e aprendizado, pois o trabalho é um ambiente em constante mudança. O profissional deve atualizar seus conhecimentos e ampliá-los. Aliás, esta é uma das competências mais valorizadas se for jovem e estiver à procura do primeiro emprego.
Trabalho em equipe
Com o aumento das startups, ganha importância a competência para trabalhar em equipe. Talvez também com autonomia, mas dando importância ao trabalho colaborativo e cooperativo.
Resolução de problemas
Um profissional é uma pessoa de quem se espera que resolva as dificuldades que aparecem no dia a dia da empresa. Por isso, a capacidade de analisar os problemas e decidir sobre eles é essencial para todos os profissionais.
Comunicação
Se você tem um projeto muito interessante, mas não sabe se comunicar, o projeto perde força. A comunicação é vital para o trabalho, tanto para que a empresa comunique o que faz e como faz, quanto para evitar conflitos dentro dela. Boas habilidades de comunicação evitam a maioria dos conflitos de relacionamento entre as pessoas.
Responsabilidade
Ser responsável em um momento como o atual e ter um compromisso com a empresa é muito valorizado e necessário para manter o emprego. O Brasil é um país com uma taxa de desemprego muito alta. É um mal endêmico de seu sistema de trabalho. Portanto, pessoas responsáveis tornam-se ativos importantes na empresa.
Além disso, deve-se levar em conta que muitas vezes se trata de jovens com pouca responsabilidade. Ser capaz de demonstrar que você é uma pessoa responsável será absolutamente necessário para que eles confiem na sua candidatura de primeiro emprego.