Quais informações colocar no currículo?
O currículo é um documento essencial para conseguir qualquer emprego hoje em dia. Porém, ele precisa ser bem estruturado para conquistar as empresas.
Apesar de ser um item que praticamente todas as pessoas possuem, é muito comum que ainda existam dúvidas sobre como montar um cv de qualidade e com as informações necessárias.
Pensando nisso, preparamos um conteúdo completo para que você possa ter o conhecimento do que colocar no seu currículo e o que deixar de fora.
O que é preciso ter em um currículo?
Existem algumas informações que são essenciais para qualquer currículo, independente de qual for a área que você deseja atuar.
Veja as principais delas:
Dados pessoais
- Nome completo;
- E-mail;
- Telefone de contato;
- Endereço completo;
- Cidade de residência.
Essas informações são essenciais para que o empregador saiba como entrar em contato com você e se você mora próximo ao local de trabalho.
Não é necessário colocar RG, CPF ou estado civil. Apesar de terem sido muito comuns alguns anos atrás, hoje em dia as empresas não consideram essas informações relevantes para o processo seletivo.
Área de atuação
Ao se candidatar para uma vaga, o empregador precisa saber qual a sua área de atuação, para ter em mente se ela se encaixa na sua necessidade.
Portanto, inclua um campo voltado apenas para descrever no que você trabalha ou pretende trabalhar.
Não precisa dar muitos detalhes, para não poluir o currículo. Apenas o nome do segmento já basta.
Formação
Após os dois últimos tópicos você deve sinalizar qual a sua formação atual.
Neste espaço você irá dizer se está cursando alguma faculdade ou curso, a área de estudo, a instituição e o período das suas aulas.
Com isso o empregador poderá entender se você já tem algum conhecimento na vaga que ele está divulgando ou se você já é um especialista.
Qualificações
Neste campo você irá pontuar todas as suas qualificações, ou seja, tudo o que você está habilitado a fazer.
Não precisa se estender neste tópico e nem colocar temas que não fazem sentido para o mercado de trabalho.
Foque apenas no que você usa de fato e em tudo aquilo que pode fazer com que você se destaque de forma positiva para a vaga em questão.
Experiência profissional
Por fim você deve pontuar todas as experiências profissionais que você já teve.
Neste momento descreva o que você fazia em cada uma delas, para comprovar os seus conhecimentos em certos processos.