Se sentindo perdido na sua profissão? Como descobrir sua carreira perfeita

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Escolher a carreira perfeita não é tarefa fácil. Você pode ser novo no mercado de trabalho e não ter certeza de qual caminho seguir, ou está insatisfeito em sua função atual e à procura de um novo desafio. Em qual posição você estiver, é hora de fazer uma escolha sobre sua vida profissional.

Abaixo, o 123 Empresas deixou as principais dicas sobre como restringir suas opções e escolher uma carreira perfeita. Afinal, ela tem que se adaptar à sua personalidade, preferências e habilidades.

Como descobrir qual a carreira perfeita para você

O que fazemos em termos de trabalho pode ser uma das decisões mais importantes que tomamos. Muitos de nós passam cerca de um terço de cada dia no emprego – e às vezes mais. Por isso é importante encontrar uma carreira que se alinhe aos seus valores e preferências.

Pense no que te excita e energiza

Este é um ótimo primeiro passo. Todos nós queremos gostar e desfrutar do nosso trabalho. E embora a paixão não seja o único requisito para estar contente em sua carreira, ela o ajudará a permanecer motivado e engajado, e a passar por momentos difíceis.

Mesmo que você não saiba exatamente o que quer fazer, provavelmente tem uma ideia do que gosta ou não gosta, em termos de trabalho, e isso pode ajudar a restringir suas opções. Por exemplo, talvez você goste de viajar e não goste de trabalhar em ambientes muito estruturados, ou talvez não goste de grandes cidades e a ideia de trabalhar remotamente o atraia.

Avalie suas habilidades

Pense nas habilidades de vida e de trabalho que você já possui e nas que gostaria de desenvolver. Quais habilidades são mais fáceis para você? Por exemplo, comunicação, autogestão, trabalho em equipe, resolução de problemas ou análise? Toda carreira precisa dessas habilidades, mas algumas mais do que outras. Por exemplo, uma boa comunicação é especialmente importante nas carreiras de vendas, marketing e gerenciamento, enquanto as habilidades analíticas são mais importantes nas funções de finanças ou TI.

Pesquise perspectivas e trajetória de carreira

Se você identificou que uma determinada carreira seria uma boa opção para você com base em sua personalidade e preferências, certifique-se de considerar todos os fatos. Por exemplo, você já pensou em seus clientes potenciais? Quão fácil será encontrar um emprego na área escolhida e que tipo de compensação você pode esperar?

Você também deve considerar a trajetória de carreira e como sua função pode parecer daqui a cinco ou dez anos. Você ainda apreciaria o trabalho se acabasse gerenciando pessoas e tivesse menos tempo para criar coisas ou trabalhar diretamente com os clientes? Também é uma boa ideia pesquisar os tipos de promoções que pode esperar nos próximos anos e se terá a chance de crescer e expandir seu conjunto de habilidades.

Obtenha alguma experiência prática

Experimentar uma carreira efetivamente é a maneira mais rápida de determinar se é ou não uma boa opção. Ter alguma experiência prática também pode torná-la mais empregável quando você começar a procurar emprego.

Se você ainda está na escola, estágios oferecem uma chance de experimentar certos empregos. E se já está trabalhando, pode ganhar experiência prática fazendo voluntariado ou fazendo um curso que lhe permita desenvolver novas habilidades e fazer contatos em seu setor de interesse.

Converse com outras pessoas

Uma das melhores maneiras de descobrir uma nova carreira é perguntar a outras pessoas sobre a deles. Use seus contatos existentes como ponto de referência para obter informações sobre diferentes funções e carreiras. Sua rede do LinkedIn pode ser um bom lugar para começar a buscar informações.

Considere seus objetivos de curto e longo prazo

Agora que você passou algum tempo pensando em uma carreira certa para você, seu próximo passo é definir algumas metas alcançáveis. Para tornar seus sonhos uma realidade, com o que você vai trabalhar nos próximos meses e anos?

Em um documento ou planilha, liste as etapas necessárias para atingir suas metas e uma data em que gostaria de alcançá-las. Seus objetivos podem ser pequenos ou grandes, mas certifique-se de que sejam realistas. Dedicar tempo para definir as etapas necessárias para alcançar suas aspirações de carreira perfeita e dividi-las em metas gerenciáveis te ​​ajudará a transformar seus devaneios em um trabalho gratificante e de longo prazo.

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