Táticas para lidar com pessoas difíceis no trabalho e ter um ambiente tranquilo

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Em praticamente todas as empresas, existem aqueles que conseguem estressar toda a equipe. As pessoas difíceis no trabalho acabam contaminando todo o ambiente. Como essa, existem situações incontroláveis ​que podem afetar os projetos e objetivos de um profissional.

Colaboradores com personalidades complicadas podem aparecer de várias formas, e nenhuma empresa está livre deles. Quão complicado é para quem lidará com pessoas difíceis no trabalho?

Como identificamos pessoas difíceis no trabalho?

Nesse sentido, é necessário identificar esse tipo de profissional, detectando certas características em seu comportamento que alguns especialistas em Recursos Humanos estabeleceram:

  • São personagens que falam, mas não escutam;
  • Eles sempre querem ter a última palavra;
  • Eles geralmente não cumprem seus compromissos;
  • Criticam tudo em que não participaram;
  • Eles tendem a competir com seu parceiro por poder, privilégios e estar em primeiro plano;
  • Alguns, para ficarem bem aos olhos do patrão, desqualificam o trabalho dos colegas;
  • Eles estão sempre cuidando das costas um do outro.

Como lidar com pessoas difíceis ou conflitantes?

Esses tipos de situações geralmente não melhoram e geralmente pioram. Se o conflito não for combatido, ele simplesmente permanecerá por baixo. Inicialmente, as pessoas entram em choque quando são tratadas de maneira pouco profissional, e somente elas definirão o momento de acabar com essa situação seguindo estas recomendações:

  • Ideias para identificar a situação;
  • É importante ter o apoio do seu chefe;
  • É melhor encarar a pessoa em particular enquanto o controle emocional pode ser mantido;
  • Na reunião, é importante ser amigável. Em alguns casos, você pode tratar a pessoa com humor ou leve sarcasmo;
  • Durante a discussão, tente chegar a um acordo sobre ações positivas mútuas;
  • A pessoa pode ser solicitada publicamente a parar de se envolver em comportamento de confronto, embora esta não seja uma técnica eficaz, ajudará a reduzir a tensão;
  • Deve ser definido se o acompanhamento é necessário;
  • Evite prestar atenção aos seus comentários.

Os especialistas recomendam fazer uma autoanálise para garantir que a outra pessoa seja realmente o problema e que o trabalhador não está exagerando. Caso ocorra o encontro entre as partes, é aconselhável falar sobre o que está sendo vivenciado, por meio de mensagens que começam com “eu”. Esse tipo de comunicação se concentra na experiência da situação, em vez de atacar ou acusar a outra pessoa. Além disso, deve-se explicar à pessoa em conflito o impacto que suas ações têm sobre os colaboradores.

Táticas para usar ao lidar com pessoas difíceis

Nem todas as pessoas reagem da mesma forma a uma pessoa difícil. Por isso, uma série de técnicas devem ser colocadas em prática para sair desse momento, como:

Manter a calma

Durante uma situação de alta carga emocional, é recomendável controlar a respiração com respirações lentas e profundas. Isso te ajudará a não ficar tão nervoso quanto a outra pessoa.

Aprender a ouvir

Se o colaborador identificou aquele personagem com um personagem difícil, é muito importante que durante uma conversa ele preste atenção em suas palavras. Não fazer isso pode causar desconforto.

Ser respeitoso

Em uma situação de conflito é importante não perder a sanidade e ser sempre respeitoso.

Não julgue

Antes de acusar, é importante tentar descobrir se a pessoa de caráter difícil tem problemas em sua vida pessoal. Nesses casos, você deve ser compreensivo, entender o pano de fundo de seu estado de espírito.

Nem sempre dê o motivo

Apesar de estar em um momento difícil, dizer sim para tudo pode piorar as coisas. O melhor nesses casos é pedir mais informações para relaxar o ânimo.

Encontrar aliados

Se surgir uma situação difícil durante uma reunião, procure o apoio dos demais participantes em relação à sua posição.

Não fique na defensiva

Quando alguém ataca verbalmente, é muito difícil para a outra pessoa se controlar. Portanto, o melhor é adotar uma atitude conciliatória e evitar dramas.

Estabelecer limites

Se a situação mantiver procedimentos violentos, é bom fazer com que a outra pessoa veja que não pode passar dos limites, sempre com educação e calma. O ideal é dizer: “por favor, não fale assim comigo”.

Descarregar a tensão

Após uma situação de conflito, é aconselhável conversar com alguém, pois isso ajudará a aliviar o estresse. Além disso, é ideal para passear ou sair para comer alguma coisa. Emoções fortes nunca devem se acumular no corpo, pois é isso o que acontece com as pessoas difíceis no trabalho.

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