Trabalhos tóxicos: o que são e como evitar
Assim como existem pessoas tóxicas, também existem trabalhos tóxicos. Neste artigo, queremos abrir seus olhos para uma realidade que há muitos anos as pessoas começaram a normalizar.
Leia todas as indicações dos motivos pelos quais seu emprego pode ser um dos trabalhos tóxicos. Lembrando que nada vale mais que sua saúde mental.
Características dos trabalhos tóxicos
Os funcionários não se sentem integrados na empresa
O comprometimento de um profissional com a organização é um dos principais parâmetros que denotam a satisfação no trabalho. Portanto, quando os trabalhadores não se sentem parte da empresa e rejeitam seus valores, políticas ou operação, pensando até mesmo em deixá-la, é um indício de que estamos lidando com trabalhos tóxicos.
O trabalho absorve a vida pessoal do capital humano
Paradoxalmente, o excesso de comprometimento com o trabalho também não representa uma situação saudável. Ou seja, se o emprego está a ocupar todo o tempo dos trabalhadores, eliminando a sua vida pessoal, estaremos também perante um caso de toxicidade no trabalho.
Os profissionais estão confusos sobre seu papel
Experimentar conflitos de papéis e sentir-se confuso sobre quais são suas funções dentro da empresa é outro sinal.
Eles consideram a organização disfuncional
Obviamente, qualquer empresa pode melhorar seus processos e métodos. Contudo, se a opinião geral é que o funcionamento da empresa é caótico, é possível que também estejamos enfrentando trabalhos prejudiciais. Considerar as reuniões uma perda de tempo, que os projetos não se concretizem ou que a metodologia seja pesada e ineficaz são alguns reflexos dessa circunstância.
Se o trabalho altera a ideia de normalidade das pessoas
Se percebermos que os valores e princípios dos colaboradores começam a mudar, influenciados pelas práticas que são realizadas na organização, devemos ponderar se estamos lidando com trabalhos tóxicos.