Coisas a evitar para não parecer nervoso em uma entrevista

Você se vê esperando na porta da entrevista de emprego, esperando sua vez. Você revisa mentalmente o que dirá e sente como os nervos vêm à tona. Quanto mais pensa nisso, mais nervoso fica. Quem não passou por isso ao menos uma vez na vida?

Ademais, há uma ou outra entrevista de emprego que deixa os indivíduos ainda mais transtornados, pois é uma mudança importante em suas vidas. Se é o cargo que se deseja, pode mudar muita coisa na carreira profissional. Então, ficar nervoso é normal. Mas, o 123 Empregos mostrará algumas táticas a evitar nesse momento tão crucial.

O que evitar para não parecer nervoso na entrevista

Para evitar passar despercebido a esse nervosismo e se mostrar o mais seguro o possível, a primeira coisa é conhecer alguns dos sintomas mais comuns e tentar evitá-los:

Falar rápido ou gaguejar

É quase instintivo. Sem perceber começamos a falar de forma acelerada. Sem querer nossas ideias se atropelam e, às vezes, construímos as frases de forma desconexa. Há também pessoas que têm o oposto, têm dificuldade de pensar e tendem a se basear em coisas aleatórias, construindo frases que giram em torno de uma ideia que geralmente acabam sem sentido. Às vezes podemos até gaguejar ou nossa voz tremer de nervosismo.

Nesse caso, é possível apenas ensaiar e tentar enfrentar a situação incômoda de falar em público sempre que possível. Na entrevista, o tom de voz deve ser lento, claro e forte, demonstrando uma personalidade constante e calma. E, claro, você deve sempre usar uma linguagem correta, educada e sem “encher linguiça”. Um bom ponto de partida é praticar com amigos e familiares.

Ao falar, seja breve e evite detalhes desnecessários, transmitindo, assim, as ideias de forma mais concisa e direta. Dessa maneira, evita-se o risco de cair em frases enormes que fazem com que a mensagem que quer passar se perca.

Manipular algo

Às vezes tocamos no cabelo, no rosto, às vezes no currículo ou em uma caneta, embora possa ser qualquer objeto. Na verdade, mostramos nossa insegurança e usamos o objeto como um escudo que está entre nós e o entrevistador. Acontece também de não conseguimos ficar parados, pois sentimos desconforto e não sabemos como colocar as mãos, ou como controlar a expressão do corpo que diz que a “caneta” é uma espécie de muleta.

A única maneira de evitar que isso aconteça é estar atento e praticar posturas diante de um espelho com as posições que devemos ter. Assim, dá para ensaiar onde colocar as mãos e fazer com que se demonstre segurança, evitando movimentos rápidos e agressivos. Uma boa forma de perceber os gestos que se pode ter e dos quais nem percebe é pedir aos amigos para ser corrigido sempre que virem algo desconforme.

Suores

Em momentos de tensão é normal que essas reações fisiológicas apareçam. São difíceis de controlar, por isso é preciso recorrer a ações externas. Por exemplo: usar um lenço no bolso para secar as mãos e pescoço discretamente, usar um bom desodorante antitranspirante ou roupas que evitam mostrar o suor.

Como citamos, para não parecer nervoso durante a entrevista, basta estar atento aos itens acima e praticar com antecedência. Certamente será possível minimizar o efeito da ansiedade e do estresse. Se o fizer, ganhará muitos pontos com o recrutador.

Elza de S

Andréia Eliza de Souza deixou a atuação ativa na área da saúde para se dedicar à redação de artigos publicitários e jornalísticos. Buscando novas oportunidades de ampliar seus conhecimentos, transformou um trabalho ativo em fonte de pesquisa para redigir muitas das matérias que hoje publica. Por conta da função de redatora, acabou, aos poucos, com as árduas pesquisas de fontes, se dotando de múltiplas experiências e conhecimentos em finanças, mundo automobilístico, rural, do entretenimento, entre diversos outros nichos.

Leave a Comment