As aptidões e atitudes são, portanto, algo relevante na hora de escolher um candidato. Mas, como fazer uma avaliação das habilidades profissionais?
Abaixo, veremos algumas dicas essenciais para você se dar bem logo na entrevista de emprego. Sem contar, é claro, que entenderá melhor como as habilidades profissionais são importantes e o que te trarão de benefícios.
Como os recrutadores avaliam as habilidades profissionais
Aqui estão algumas das técnicas utilizadas pelos recrutadores:
- Entrevista individual – É um dos momentos ideais para averiguar as competências que um candidato possui. Para isso, podemos usar perguntas que nos ajudem a discernir se a pessoa à nossa frente possui as habilidades necessárias para o cargo;
- Dinâmica de grupo – Outra alternativa consiste em realizar uma entrevista em grupo na qual podemos observar o comportamento do candidato no grupo. Desta forma, poderemos observar como se comportam em determinadas tarefas que requerem trabalho em equipe ou comunicação eficaz;
- Testes escritos – Existem diferentes testes psicométricos que nos ajudam a medir características individuais nos perfis. Assim, garantimos ter um critério mais objetivo na hora de selecionar os perfis.
Dicas para enfrentar uma entrevista de emprego
No entanto, ter o perfil solicitado para um cargo não significa que o conseguiremos. Temos que passar pelo filtro da entrevista de emprego, que não é fácil.
Aqui estão algumas dicas para se sair bem nessa fase do processo seletivo:
- Responda honestamente – Os entrevistadores sabem muito bem quando um candidato está mentindo. É melhor ser honesto do que parecer alguém em quem não se pode confiar;
- Confie em suas habilidades e em seu valor para a posição. Se você não tem aptidão dos réus, não se preocupe, talvez possa compensar com outro;
- Aprenda a exaltar suas virtudes e esconder suas deficiências. Às vezes, um candidato tem uma característica que o faz brilhar e, embora inicialmente não tenha sido valorizado para o cargo, pode significar contratá-lo.
Você deve evitar cometer certos erros na entrevista de emprego, como chegar atrasado ou não demonstrar interesse pela vaga. Essas ações corrigidas, juntamente com suas habilidades profissionais, podem fazer com que o entrevistador não te exclua automaticamente.