Deseja subir os degraus da sua profissão, mas não sabe como? Pois, saiba que a divina arte de persuadir pode ser aquilo que você procura. Profissionais que utilizam técnicas para ter influência no trabalho tornam-se capazes de convencer um grupo de pessoas a seguir sua ideia.
Como ter influência no trabalho: 3 técnicas infalíveis
Quando você entende como mostrar as suas ideias, principalmente, deixando claro como é ideal e importante para determinada situação, fica ainda mais fácil. É real que não adianta nada ter ótimas ideias se as pessoas não acreditarem em você. Assim, ter influência no trabalho é essencial para se dar bem na profissão.
3 técnicas para ser mais influente
1.Comunicação
A comunicação é um dos primeiros passos para se exercer influência sobre as pessoas. Quando você entende como passar suas ideias para frente, tudo se torna mais fácil, inclusive para criar os laços com a equipe. Dessa forma, aprender a se expressar, ser objetivo e claro, é necessário.
Se você for tímido, procure cursos de oratória. Isso é um ótimo caminho. Se preferir, comece se expressando mais, ouvindo feedbacks e etc. É óbvio que a comunicação não é somente falar, pois nesse ponto, também é preciso ouvir, especialmente se seu colega possui uma ideia mais parecida com a sua, vocês podem trabalhar juntos.
2.Crie laços
As pessoas não trabalham sozinhas. Então, quando há boas relações com os colegas, você se torna mais confiável. Os outros também pararão e ouvirão o que você tem a dizer, até mesmo aquelas com os quais não se tem tanta intimidade.
Procure as pessoas que têm a mesma linha de pensamento, mas não maltrate ou trate com indiferença aqueles que pensam diferente. Procure se mostrar sempre respeitoso, sabendo ouvir e tendo empatia. Outro passo bem importante é ter boas relações, criando laços, ajudando a fazer o networking. Para isso, aprenda o trabalho em equipe.
3.Feedbacks
Aprenda a fazer elogios e dar alguns feedbacks positivos para os seus colegas. Se o trabalho ou ideia não saiu como se esperou, converse e busque uma solução junto com a pessoa. As críticas são sempre bem-vindas, contudo, quando não são agressivas, e sim, construtivas. Além do mais, quando você dá feedbacks e elogia, mostra como se preocupa, fortalecendo os vínculos.
Ressaltando que, para convencer, tornando-se uma influência no trabalho, não é necessário manipular, mentir ou enganar as pessoas. Ao contrário, quanto mais seguro e sincero você for, bem maior será essa credibilidade e confiabilidade que transmitirá.