Como procurar emprego online: estratégia, ferramentas e recursos

Vai procurar emprego online? Você sabe como fazer isso de forma eficaz? A Internet instalou-se nas nossas vidas há alguns anos e, desta forma, também funciona essencialmente na procura por trabalho.

Outras formas são complementares: networking, classificados, associações, etc. Mas, o que está claro, é que uma porcentagem muito alta de ofertas e oportunidades publicadas dá a chance de procurar emprego online.

É eficaz procurar trabalho online?

Sim, claramente. Na internet pode-se encontrar várias vias de acesso, empresas e pessoas que podem ajudar a encontrar o próximo projeto profissional, bem como ferramentas de busca de oportunidades. 

Em primeiro lugar, pode aceder a qualquer empresa que te interesse, pois praticamente todas elas têm presença online. Podem conseguir informações sobre as mesmas, se tiverem a sua própria página de ofertas de emprego. Podem ter uma ideia de que perfis necessitam, encontrar um e-mail de contato, onde escrever e comunicar o seu interesse em fazer parte da empresa.

Como fazer essa procura?

No momento, você deve ter a estratégia clara. Para isso, tem que fazer uma análise prévia imprescindível sobre: ​​quem é, o que quer e o que está em demanda no mercado. O ideal é encontrar um ponto de encontro entre esses 3 fatores. 

Uma vez definidos o(s) seu(s) objetivo(s), irá investigar quais são as empresas-alvo que podem necessitar de perfis como o seu. Faça uma lista, veja qual é a maneira mais eficaz de chegar a um contato na empresa, acompanhe as datas de contato, resposta, entrevistas.

Estratégia de busca de emprego

Análise do seu perfil

Analise quais são seus pontos fortes e fracos, que partem de você mesmo. E pense em como você pode corrigi-los e mantê-los. Pense também no que gosta e no que é bom.

Busque informações sobre o mercado de trabalho, quais oportunidades pode ter de acordo com seu perfil e quais ameaças encontrará. Pode contribuir com as habilidades em empregos e setores estando em ascensão?

Objetivo profissional 

  • Quantitativo – Em que faixa salarial quer se movimentar, que tipo de cargo quer, tem interesse em algum setor específico;
  • Qualitativo – Que condições de trabalho me interessam, que tipo de empresa seria a minha empresa ideal;
  • Qual é o meu roteiro ou plano de carreira.

Produto: seu currículo

Terá que adaptar tudo o que é em um arquivo que se completa por palavras-chave que são as definidoras. Dizemos isso no que concerne ao que foi analisado anteriormente. 

Plano de comunicação

Analise quais são as formas que tem para atingir a empresa-alvo e quais são as mais eficazes em cada caso. Caso haja um anúncio de emprego, obviamente o mais eficaz será inscrever-se no processo, sempre anexando uma carta de apresentação adaptada ao mesmo. Mas, existem muitas outras formas que precisam ser observadas para fortalecer sua candidatura ou para obter acesso no caso de autocandidatura. 

Redes sociais

As redes sociais, entre outras coisas, facilitam a geração de networking. O que, obviamente, te ajudará a se conectar com novos projetos profissionais. Encontre uma infinidade deles, mas terá que decidir em quais quer estar e com que tipo de perfil se conectará. 

Principais portais de emprego para procurar trabalho

Existem certos portais nos quais você deve entrar se estiver procurando ativamente por um emprego. 

  • Infojobs – Portal de emprego por excelência. Movimenta o maior número de ofertas de qualquer rede online. Você poderá encontrar vagas para todos os tipos de perfis, desde não qualificados até perfis com mais experiência;
  • LinkedIn – Outra plataforma interessante de publicação de vagas. Neste, você pode filtrar por diversos itens. Todos os tipos de perfis, especialmente qualificados;
  • Indeed – É um agregador de diferentes portais de emprego. Muito útil para revisar esta ferramenta e colocar em dia todas as posições publicadas nas últimas horas em diferentes redes digitais. Recomendado.

12 dicas para procurar emprego online

1.Defina seus objetivos, metas, projetos

Esta etapa é essencial para iniciar uma busca de trabalho correta e focada em qualquer rede.

2.Encontre suas ferramentas

Defina quais são as ferramentas de pesquisa mais úteis para você. Portais específicos por setor, agregadores, redes sociais mais relacionadas.

3.Molde seus perfis profissionais

Trabalhe com cuidado cada um dos seus perfis profissionais, tanto nos portais de empregos quanto nas redes sociais. Transmita o que você quer que seja percebido sobre sua personalidade.

Muito importante: lembre-se de manter seu perfil atualizado em todas as plataformas em que estiver. Normalmente, os perfis em qualquer portal são ordenados a partir daquele que foi inserido e atualizado por último. Portanto, se você não usar, ficará no final de todos os perfis. E dará a sensação de que não está procurando ativamente e até mesmo a negligência é transmitida.

4.Compartilhe e alimente-se com informações de interesse

Diga ao mundo o que você sabe, no qual é realmente um especialista. Compartilhe informações interessantes, siga grupos do seu setor e/ou área. 

5.Inscreva-se para as ofertas do seu perfil

Concentre sua busca em seus objetivos profissionais. Não desvie sua atenção para outros processos ou não desperdice recursos em se candidatar a muitos empregos, que realmente não são quem você é. Isso só fará com que perca tempo, força e motivação. 

6.Informe-se sobre a vaga e a empresa

Para as ofertas realmente certas para você: esteja preparado. Procure informações relacionadas ao cargo, as funções a serem desempenhadas, qual treinamento pode ser interessante. Analise também o que pode oferecer para fazer parte desse projeto. 

7.Pontos fracos

Dentro dessa análise, você terá que saber quais pontos fracos ou quais barreiras à entrada você pode encontrar. Prepare seu argumento para recuperar-se. E pense: o que você poderia fazer para reforçar aqueles pontos que podem me deixar fora do processo?

8.Reforce a sua candidatura

Procure uma forma de reforçar a sua candidatura naqueles cargos que realmente lhe interessam e você é ideal para eles. Tente entrar em contato com a(s) pessoa(s) que podem lhe oferecer mais informações ou empurrar seu perfil para acessar a entrevista.

9.Passe adiante

Agora é a hora de dizer a eles por que você é a pessoa ideal e como reforçará o que pode ser melhorado.

10.Prepare-se para a entrevista

Você tem tudo pronto para poder se conectar por qualquer meio. Vá em frente. 

11.Acompanhamento

Claro, acompanhe seus processos de seleção: registos, contatos que fez, chamadas que fez. Mas, também, verifique se você está realmente focado, se precisa ajustar alguma ação, melhorar algum processo, reorientar algo.

12.Tenha perseverança e não perca a esperança

É comum não ver resultados a curto prazo. O mundo da seleção é complexo. Mas, há oportunidades, sendo preciso estar atento e ter iniciativa para que seu perfil se destaque dos demais. 

Portanto, muita paciência, muito trabalho, revisão do que foi feito e continuar tentando até alcançar seus desafios. Resumindo, procurar emprego na internet pode não ser tão fácil, porém é eficaz se feito da maneira correta. O importante é nunca desistir.

Elza de S

Andréia Eliza de Souza deixou a atuação ativa na área da saúde para se dedicar à redação de artigos publicitários e jornalísticos. Buscando novas oportunidades de ampliar seus conhecimentos, transformou um trabalho ativo em fonte de pesquisa para redigir muitas das matérias que hoje publica. Por conta da função de redatora, acabou, aos poucos, com as árduas pesquisas de fontes, se dotando de múltiplas experiências e conhecimentos em finanças, mundo automobilístico, rural, do entretenimento, entre diversos outros nichos.

Leave a Comment