As perguntas hipotéticas da entrevista de trabalho colocam você em uma situação imaginária e perguntam como reagiria. Eles são semelhantes a dramatizações. Os entrevistadores fazem esse tipo de dinâmica para avaliar suas habilidades de resolução de problemas, a rapidez com que consegue pensar e a clareza com que se expressa. As perguntas geralmente começam com “imagine que você é…” e são projetadas para avaliar seu processo de pensamento ao invés de extrair respostas “certas” ou “erradas”.
Essas perguntas também ajudam os recrutadores a colocar os candidatos em igualdade de condições. Isso porque a mesma situação hipotética pode ser proposta e as respostas dos candidatos na entrevista de trabalho podem ser avaliadas umas contra as outras.
Como se preparar para uma pergunta hipotética na entrevista de trabalho
Você pode pensar que seria difícil se preparar para perguntas hipotéticas, mas esse não é necessariamente o caso. As perguntas geralmente giram em torno da solução de um problema relacionado ao trabalho, por isso pode ajudar a pensar em possíveis desafios que podem surgir na função para a qual você está se candidatando. Dependendo da função, a pergunta pode se concentrar em:
- Resolver uma reclamação ou problema do cliente;
- Abordagem de um caso de roubo ou má conduta do funcionário;
- Chegando ao fundo do conflito de funcionários;
- Perdendo um prazo importante;
- Lidar com um cliente agressivo;
- Trabalhando com membros da equipe que não estão se esforçando;
- Ser preterido para promoção ou responsabilidade adicional.
Depois de apresentar algumas situações em potencial, o próximo passo é pensar em como você as resolveria e por que adotaria essa abordagem. Basear-se em experiências passadas para descrever uma situação semelhante que enfrentou e como reagiu é uma boa maneira de responder. Isso mostra ao entrevistador que você “esteve lá, fez isso” e trabalhou com sucesso em um cenário semelhante. Você também não deve ter medo de mencionar coisas que não faria.
Dicas para responder a uma pergunta hipotética
- Não se sinta pressionado – Reserve alguns segundos para reunir seus pensamentos e resistir à tentação de deixar escapar a primeira coisa que vier à mente. O entrevistador está testando suas habilidades de resolução de problemas e quer ver o pensamento racional;
- Esclareça se não tiver certeza – Não tenha medo de fazer perguntas se precisar de mais explicações. Fazer uma ou duas perguntas também pode lhe dar um pouco de tempo para pensar;
- Fique no ponto – Tente não divagar. Conte sua história de forma estruturada, com começo, meio e fim. Chegue à conclusão naturalmente com uma descrição clara do resultado desejado;
- Não pense que há uma resposta certa definitiva – Discuta sua abordagem. Às vezes é melhor do que tentar respostas prontas para fornecer uma resolução. O entrevistador não está necessariamente pedindo que você resolva o problema para ele, pois quer saber como você o abordaria;
- Use seu próprio histórico – Considere preparar alguns exemplos focados em habilidades comuns, como resolução de problemas, comunicação, habilidades pessoais e atendimento ao cliente, bem como desafios gerais que você enfrentou.
Pode parecer impossível se preparar para perguntas hipotéticas em uma entrevista de trabalho, mas analisando a descrição do cargo e da empresa, você pode ter uma ideia do que um entrevistador pode perguntar. Quais são as áreas de foco? Reserve um tempo para preparar alguns pensamentos e exemplos e aumentar suas chances de sucesso.