Como se proteger online durante sua busca por emprego?

Spyware, adware, vírus, golpes de phishing e muito mais. Se você estiver no meio de uma busca por emprego, provavelmente encontrará pelo menos uma (e talvez várias) dessas coisas desagradáveis. Considere a frequência com que você entrega um currículo em papel agora. Provavelmente é raro. Mesmo se você for pessoalmente, muitas empresas o direcionarão para o portal de carreiras online para garantir que todas as informações dos candidatos sejam capturadas corretamente.

Os golpes estão aí e, por vezes, é difícil identificá-los. Até mesmo porque o foco é a busca por emprego e não malícias de bandidos. Então, com a intenção de ajudar, listamos aqui algumas dicas que te ajudarão a se proteger desses crimes cibernéticos de uma vez por todas.

Dicas para se proteger online na sua busca por emprego

À medida que as interações online se tornam mais comuns, pode ser fácil baixar a guarda. É possível que você se envolva em comportamentos arriscados mesmo sem querer, então, preste atenção abaixo para não cair em ciladas.

Postando seu currículo online

Compartilhar muitos detalhes, como seu endereço residencial ou número de telefone, deixa você vulnerável a golpes. Por outro lado, toda empresa e local de trabalho tem uma área para carregar ou armazenar seu currículo.

Sua primeira etapa deve ser sempre verificar se o site possui um URL comercial profissional que pareça confiável. Deve haver um “s” no final do HTTP significando um certificado de segurança. Se você não tiver certeza, faça mais pesquisas sobre a empresa antes de fazer o upload.

Além disso, considere se você procurou a empresa ou se foi um e-mail ou postagem de mídia social ao qual você está respondendo. Os golpistas costumam usar endereços da Web que, à primeira vista, parecem semelhantes ao site legítimo. Embora você deva sempre reservar um momento para verificar as informações, tome cuidado extra se não for você quem iniciou a interação.

Compartilhando suas informações de contato

Como prática recomendada, considere configurar um e-mail especificamente para sua correspondência de busca de emprego. Existem várias razões pelas quais esta é uma boa escolha. Por exemplo, você não correrá o risco de uma mensagem importante de um recrutador se perder nas 250 listas de mala direta que você de alguma forma conseguiu se inscrever.

Mas, também, isso garante que, se você encontrar golpistas, eles não terão seu endereço de e-mail real. Não há redefinições de senha para seu banco, cartão de crédito ou outras contas anexadas a este e-mail separado de pesquisa de emprego.

Fornecimento de informações pessoais

Antes mesmo de receber uma oferta de emprego, os empregadores fraudulentos geralmente solicitam informações. Por exemplo, eles pedem conta bancária ou números de cartão de crédito, uma digitalização de sua carteira de motorista ou outros dados confidenciais.

Crie o hábito de pensar por que um possível empregador pode precisar dessas informações neste ponto do processo de contratação. Se você ainda nem chegou ao estágio de entrevista, a resposta é: eles não precisam disso. Não hesite em questioná-los mais sobre, pois isso certamente é um golpe.

Siga sua intuição

Uma longa procura de emprego pode ser avassaladora, tornando mais fácil entrar em um golpe que você evitaria de outra forma. Não deixe que os golpistas tirem vantagem do seu esgotamento. Fique atento a algumas das seguintes bandeiras vermelhas:

  • Aceitar trabalhos que parecem fáceis – Se você deseja ganhar dinheiro online rapidamente, muitos golpistas estão esperando para tirar vantagem. Ganhar dinheiro por meio de transferências eletrônicas, reenviar produtos e montar artesanatos são trabalhos típicos de golpes de “dinheiro fácil”;
  • Aceitar ofertas de emprego sem uma entrevista – Às vezes, os golpistas oferecem um emprego logo de cara, sem nenhum processo de inscrição ou entrevistas de triagem;
  • Ofertas de emprego do nada – Os golpistas também entram em contato com as pessoas por meio do LinkedIn e de outros sites para oferecer-lhes um emprego, mesmo quando ainda não se candidataram. Embora você possa ser recrutado para se candidatar a uma oportunidade, nunca há um cenário em que lhe seja oferecido um emprego sem qualquer tipo de entrevista;
  • Ignorar um “pressentimento” de que algo não está certo – Logicamente, a maioria de nós é muito boa em detectar situações incomuns ou comportamentos estranhos. Mas, quando você está em busca por emprego, pode ignorar os sinais de que algo está errado, pois realmente quer/precisa do trabalho. Infelizmente, os vigaristas sabem que está vulnerável e exploram essa necessidade.

Elza de S

Andréia Eliza de Souza deixou a atuação ativa na área da saúde para se dedicar à redação de artigos publicitários e jornalísticos. Buscando novas oportunidades de ampliar seus conhecimentos, transformou um trabalho ativo em fonte de pesquisa para redigir muitas das matérias que hoje publica. Por conta da função de redatora, acabou, aos poucos, com as árduas pesquisas de fontes, se dotando de múltiplas experiências e conhecimentos em finanças, mundo automobilístico, rural, do entretenimento, entre diversos outros nichos.

Leave a Comment