Você tem uma entrevista de emprego, mas não faz ideia de como proceder durante a conversa com o recrutador ?
De fato, há alguns pontos a se atentar, antes e durante, uma entrevista para causar uma boa impressão.
Para te ajudar no processo, selecionamos 6 dicas importantes para você se sair bem em uma entrevista de emprego e aumentar as suas chances de ser escolhido. Confira.
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Como se sair bem em uma entrevista de emprego: dicas valiosas
1. Conheça a empresa
Antes de comparecer a seleção, é necessário realmente se preparar, e assim, demonstrar aos recrutadores que está bem-informado sobre a empresa e a função específica para a qual se candidatou.
Essa é a chance de convencer aqueles que estão à sua frente de que você é a pessoa certa no lugar certo.
Portanto, antes da entrevista, reúna informações de várias fontes (site da empresa, redes sociais, etc.), assim você aumentará as chances de estar ciente caso lhe façam perguntas sobre a companhia, além de demonstrar que realmente está interessado na vaga.
2. Prepare uma apresentação eficaz
A primeira pergunta que geralmente é feita aos candidatos é a clássica: “Como você se descreveria?” ou, alternativamente, um mais genérico “Fale-me sobre você”.
Preparar uma breve auto apresentação com antecedência é importante para responder a essa solicitação com confiança e fluidez, de modo a demonstrar aos recrutadores que você é uma pessoa confiante, experiente e com a quantidade certa de autoestima.
Uma sugestão útil é abordar tanto sobre o histórico de trabalho, de estudos, atividades realizadas (estágios, etc) e soft skills (como a capacidade de trabalhar em grupo). Focando mais no que poderia ser mais útil, de acordo com a posição desejada.
A apresentação não precisa ser longa: poucos minutos é o suficiente. Posteriormente, os recrutadores certamente farão mais perguntas para sanar dúvidas ou aprofundar alguns aspectos.
3. Seja consistente e não minta
As perguntas do entrevistador podem se concentrar em diferentes aspectos: do currículo à experiência de trabalho, para chegar a expectativas, interesses ou autoavaliação de caráter.
Além disso, muitas vezes são feitas perguntas de verificação que retornam a aspectos que não estão claros no currículo: o motivo pelo qual você deixou um emprego ou se formou tarde, uma parada na carreira, etc.
Dessa forma, tenha em mente que não há nada de errado em explicar ao recrutador o motivo de uma escolha profissional ou de vida: o importante é ser claro, consistente e não mentir.
Caso contrário, um recrutador experiente não demorará para descobrir as inconsistências e você ficará inseguro e transparecerá não ser confiável.
4. A importância da comunicação não verbal
Para realizar uma entrevista bem-sucedida, não basta ser competente e preparado para o trabalho a que se candidata, outros fatores têm valores relevantes, tal como a comunicação não verbal.
Logo, é necessário saber gerenciar os seus movimentos, evitando certas posições do corpo que possam influenciar negativamente na sua apresentação.
Aqui estão algumas dicas sobre comunicação não verbal para lembrar e implementar durante uma entrevista:
- O aperto de mão: deve feito com firmeza, acompanhado de um sorriso de bom humor e amigável;
- Não brinque com as mãos e evite mexer os pés nervosamente;
- Não cruze os braços. Essa posição denota o fechamento de sua parte em relação a quem está falando com você. Em vez disso, sente-se de maneira composta e “aberta”;
- Mantenha contato visual com o recrutador, mesmo em momentos de dificuldade. Desta forma, você comunicará segurança;
- Seja natural: assumir atitudes que não lhe pertencem ou que são muito forçadas fará com que você se sinta desconfortável e isso pode ser realmente contraproducente.
5. A importância da primeira impressão: como se vestir
Cuidar da roupa é essencial para dar a impressão correta. Portanto, não pegue aleatoriamente qualquer peça do armário, pelo contrário, escolha com cautela.
Afinal, a vestimenta expressa traços da nossa personalidade e, muitas vezes, os recrutadores são influenciados pela forma que o candidato se apresenta.
Confira a seguir algumas dicas para a hora de se vestir:
- Escolha o que usar considerando o contexto em que a reunião acontecerá, a posição para a qual você se apresenta, o tipo de empresa, as condições climáticas, etc.
- Escolha um estilo clássico, formal, mas não muito. É preferível escolher cores neutras, mais claras no verão e mais escuras no inverno.
- Alguns acessórios mais discretos são permitidos, mas não exagere.
6. Seja pontual e tenha tudo preparado para a entrevista
Ser pontual é uma necessidade absoluta para causar uma boa impressão em uma entrevista. Poucas coisas criam uma impressão mais negativa do que estar atrasado.
Portanto, tente chegar de 10 a 15 minutos antes do horário agendado. Planeje sua rota com antecedência, sempre levando em consideração eventuais atrasos. E, certifique-se de ter todos os documentos e formulários necessários.
Mesmo que você já tenha enviado o seu currículo por e-mail, traga uma cópia impressa para a entrevista. Além disso, anote o nome da pessoa ou pessoas que você está prestes a conhecer, para causar uma boa impressão na entrevista.
Considerações finais
Não há nada mais normal do que se sentir agitado ao imaginar uma entrevista de emprego. Mas, a ansiedade positiva, aquela que nos leva a manter o limiar de atenção alto e dar o nosso melhor, é uma aliada muito válida.
Porém, se a ansiedade tomar conta e comprometer a nossa lucidez, os primeiros problemas começarão a surgir. Por isso é imprescindível manter as emoções sob controle para não ser sobrecarregado por elas.
A atitude calma, confiante e positiva do candidato é muito importante durante uma entrevista de emprego, e muitas vezes, responsável pelo seu sucesso.
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