É inevitável que os profissionais se deparem com personalidades de todos os tipos no trabalho. Neste caso particular, em relação à pessoa manipuladora, é aconselhável aplicar três tipos de respostas, independentemente do cargo que ocupam na empresa.
Muitos profissionais já tiveram que lidar com uma pessoa manipuladora no trabalho. Infelizmente, poucos compartilham essas preocupações em público, porque temem retaliação com a vítima em vez do culpado. Diversos locais de trabalho promovem pessoas manipuladoras porque parecem ser mais eficazes em fazer as coisas. No entanto, essas empresas também parecem ignorar as consequências que o comportamento abusivo pode ter sobre a produtividade.
Dicas para lidar com uma pessoa manipuladora no trabalho
Cuidado
É melhor agir com ceticismo. Os manipuladores não costumam mostrar suas verdadeiras intenções. Na verdade, muitas vezes se apresentam como aliados e confidentes. Eles precisam estar próximos para identificar pontos fracos e estimar o quanto podem aproveitar. Eles são especialistas em avaliar quais trabalhadores são confiantes o suficiente para se manterem firmes e quais são ansiosos para agradar e fáceis de constranger.
Enfrente
Esteja disposto a arriscar pequenos confrontos em público. Às vezes, a única maneira de expor as manobras de uma pessoa manipuladora é confrontá-la no momento. Quando alguém tiver coragem e engenhosidade suficientes para intervir, o manipulador saberá que sua atitude foi detectada.
Não deixe dúvidas
Evite guardar segredos e agir como intérprete de uma forma que normalize o comportamento errado.
Seja direto e sincero, defendendo sua posição. Uma pessoa conivente pode tratá-lo como um especialista confiável, dando-lhe informações sobre as deficiências e falhas de outras pessoas, como se apenas você tivesse perspectiva e discrição para entender o que é importante.
Não se deixe enganar pela lisonja implícita. Peça detalhes específicos para esclarecer sua intenção: “Não tenho certeza se entendi o que você quer dizer. Por que você está me dizendo? O que você, realmente, quer que eu faça?”
O gerente interino deve iniciar um plano de ação para corrige a pessoa manipuladora o mais rápido possível. Para isso, você deve usar abordagens e avaliar aspectos específicos do comportamento até que o colega abandone ou elimine seus hábitos inadequados. E se você tiver menos poder ou influência, essas dicas o ajudarão a se proteger e a minimizar o impacto negativo sobre você e o resto da organização.