Como um chefe ruim destrói a motivação da equipe?

Se você já teve a infeliz experiência de trabalhar em um escritório governado pelos caprichos incompetentes de um chefe ruim, certamente terá muitas lembranças negativas dessa experiência. Durante o período de sofrimento, você assistiu, impotente, à medida que a motivação dos funcionários ia por água abaixo.

Essa situação afeta não apenas a qualidade de seu trabalho, mas também a produtividade e a lucratividade da empresa para a qual todos trabalhavam. Mas, quais são os dez sinais de um chefe ruim?

10 sinais de que um chefe ruim existe dentro do ambiente organizacional

1.Microgerenciamento

Um chefe que não pode permitir que seus funcionários simplesmente executem as tarefas atribuídas sem colocar sua influência em cada etapa do processo é uma perda certa de motivação. Afinal, qual é o sentido de fazer o trabalho direito quando você será certamente dilacerado e criticado?

2.Recusa em delegar tarefas

Como consequência direta do microgerenciamento, a recusa de um chefe em deixar seus funcionários cuidarem de certas tarefas levará a prazos perdidos e trabalho de má qualidade. Assim, o chefe, na maioria dos casos, culpará diretamente seus funcionários, em vez de culpar sua própria impaciência e incompetência.

3.Escolha dos favoritos entre seus funcionários

Uma das maneiras mais seguras de destruir a felicidade do funcionário é o chefe escolher os favoritos entre seus funcionários. Você pode ter visto chefes designando e recompensando seus comparsas, enquanto ignoram trabalhadores muito mais qualificados e profissionais. Ter favoritos é um destruidor certo do engajamento dos colaboradores.

4.Fazer de certos funcionários bodes expiatórios

Você também deve ter visto chefes transformarem certos funcionários em bodes expiatórios, que são culpados por todos os contratempos que ocorrem no escritório, muitos dos quais obviamente devido à incompetência do próprio chefe. Essa é uma das maneiras mais rápidas de fomentar discórdia, traição e guerra aberta em um ambiente de negócios.

5.Má determinação de taxas e prazos

Talvez você tenha sido vítima de vários incidentes em que sua posição na empresa sofreu graves reveses devido a cotas de produtividade e prazos de entrega irracionais. Sem dúvidas, estes foram estabelecidos por um chefe que realmente não tinha ideia do que estava pedindo.

6.Perder tempo com reuniões inúteis

Trazer funcionários para a sala de reuniões para ouvir litanias intermináveis ​​ou para definir políticas cada vez mais irracionais e imprudentes é outra maneira de devastar completamente a felicidade dos funcionários. Se, apesar das infinitas horas gastas nessas reuniões, nada muda para o positivo, por que tê-las em primeiro lugar?

7.Dispensar ou ridicularizar sugestões

Outra manobra típica que certamente corroerá o engajamento dos funcionários no trabalho é descartar imediatamente, ou sujeitar ao ridículo, quaisquer sugestões ou conselhos que eles derem. Um chefe que não ouve seus funcionários ou os desencoraja ativamente de participar do processo está se preparando para um grave fracasso em termos de produção. Um escritório desinteressado é um escritório fatalmente improdutivo.

8.Concentrar-se no negativo em vez do positivo

Um chefe pessimista que se concentra no negativo, como erros cometidos ou prazos perdidos, em vez do positivo, como novos níveis de produtividade a longo prazo, é um chefe que drenará a felicidade dos funcionários do escritório. Uma equipe que se sente subestimada e forçada a cumprir padrões arbitrários e mal definidos é aquela que perderá a motivação e o interesse rapidamente.

9.Hipocrisia e mentiras descaradas

Infelizmente, você pode ter recebido uma mentira sobre sua possível recompensa por um prazo perdido ou por uma cota excedida. Talvez você tenha testemunhado muitas ações hipócritas de empregadores que pensavam que estavam acima das regras da empresa em virtude de sua posição. Basta dizer que isso só prova a verdade do velho ditado: “O orgulho precede a queda”. Um chefe que se coloca acima da lei está prestes a ter uma surpresa desagradável, mesmo que não consiga destruir a motivação dos funcionários antes que eles sejam expostos.

10.Comportamento impróprio ou de assédio

Você pode ter visto um chefe ruim compartilhar piadas que variavam de inapropriadas a completamente impróprias. Deve também ter testemunhado seu quinhão de bullying e comportamento de assédio. Em uma escala de um a dez, esse tipo de ação está absolutamente no topo do medidor quando se trata de comportamentos que podem destruir completamente o engajamento dos funcionários. Na verdade, se não for corrigido a tempo, pode levar a anos de processos judiciais caros e publicidade terrível para a própria empresa.

Elza de S

Andréia Eliza de Souza deixou a atuação ativa na área da saúde para se dedicar à redação de artigos publicitários e jornalísticos. Buscando novas oportunidades de ampliar seus conhecimentos, transformou um trabalho ativo em fonte de pesquisa para redigir muitas das matérias que hoje publica. Por conta da função de redatora, acabou, aos poucos, com as árduas pesquisas de fontes, se dotando de múltiplas experiências e conhecimentos em finanças, mundo automobilístico, rural, do entretenimento, entre diversos outros nichos.

Leave a Comment