Por vezes, a procura de emprego pode ser um pouco difícil, principalmente quando se trata de estudantes. As empresas exigem experiência, além da concorrência. Por isso, pode ser útil para muitos indicar alguns truques que talvez você não conheça para encontrar um trabalho online.
Na internet existem muitas formas de procurar trabalho online. Mas, talvez agregando outras alternativas às tradicionais, poderíamos ampliar nossas possibilidades, já que alguns dos métodos que citaremos têm uma vantagem notável sobre o método clássico: Google.
Pesquisando diretamente no site da empresa
Talvez o título lhe pareça familiar. O fato é que muitas empresas possuem páginas web, nas quais existem seções para que os usuários possam ser candidatos diretos, sem ter que passar por intermediários onde a concorrência é muito alta.
Normalmente, esta seção dos sites das empresas costuma ter o título “trabalhe conosco”. Então, se colocarem esta frase no Google, terão uma infinidade de resultados que te levarão àquelas empresas que possuem suas seções com esse nome.
Agora é só visitar cada um deles e entrar em contato diretamente com a oferta de emprego. Obviamente, ter um currículo preparado para poder anexá-lo não faria mal, pois muitos permitem que você faça o upload para poder estudá-lo.
Pesquisando diretórios da web para conseguir um trabalho online
Embora a forma de busca mencionada anteriormente seja uma boa ideia, ainda podem aprofundar suas busca de emprego. O que acontece se procurarem exclusivamente empresas de um setor que te interessa? Bem, para isso, embora hoje muitos vão além dos diretórios da web, eles ainda podem ser muito úteis para vocês.
A vantagem de um diretório web é que podem navegar por suas categorias. Entre elas existem seções exclusivas de empresas que podem te interessar, tendo assim listas de empresas para visitar através de seu site e meios de contato.
Ao fazer esta pesquisa, não devem olhar para todos os diretórios da web que encontrarem na rede, pois muitos oferecem apenas spam. Para fazer isso, deve olhar para aqueles com qualidade mínima. Assim, se olharem para sua categoria de educação e treinamento, por exemplo, podem encontrar empresas desse setor em que possam precisar de alunos para ministrar aulas em sua carreira. Da mesma forma, podem pesquisar em outras categorias que te interessam.
Redes sociais
Talvez para muitos só exista o Facebook, porém, existem redes sociais voltadas exclusivamente para o emprego. A vantagem que este tipo de rede social oferece, como o LinkedIn, é que muitas vezes não é necessária uma extensa pesquisa. Nelas você terá um perfil pessoal, que as empresas poderão visitar e, através dele, entrar em contato diretamente com você e, quem sabe, oferecer um trabalho online.