Nas últimas semanas, a administração federal tem atraído os holofotes da mídia e da população para as alterações substanciais anunciadas no programa Bolsa Família. A partir do dia 10 de julho de 2023, o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome oficializou uma série de importantes mudanças que atingirão diretamente milhares de famílias brasileiras.
Quais são as principais alterações do Bolsa Família 2023?
As atualizações no Bolsa Família 2023 delineiam importantes ajustes, como na administração dos registros de cadastros, na distribuição de recursos para prefeituras e no total mensal que será alocado para cada família beneficiada.
Em vista disso, preparamos este artigo, um guia abrangente sobre as novas diretrizes do Bolsa Família 2023. Aqui, detalharemos as próximas datas no calendário, o valor do Bolsa Família, as regras, consultas, o aplicativo, o cartão Bolsa Família e até mesmo informações sobre o Empréstimo Bolsa Família.
Quais as novas regras do Bolsa Família 2023?
O governo federal divulgou novas medidas referentes à composição dos valores que as famílias beneficiadas pelo Bolsa Família receberão. Terá um pagamento mínimo de R$ 600. Para acessar às parcelas do Bolsa Família, a renda mensal per capita da unidade familiar deve ser de até R$ 218.
Além disso, as famílias terão de atender a diversas exigências para garantir o acesso aos valores, como a frequência escolar mínima, a vacinação de acordo com o calendário nacional e o acompanhamento médico rotineiro de gestantes e de crianças em desenvolvimento.
Como Consultar o Bolsa Família?
Pessoas que preenchem os requisitos para participar do programa Bolsa Família e que já estão cadastradas podem usar o aplicativo do Bolsa Família, que permite conferir a data de disponibilidade do pagamento, verificar o valor a ser recebido e até mesmo acompanhar a situação do cadastro.
O aplicativo também dispõe de importantes informações sobre o Cartão Bolsa Família. Além disso, a CAIXA oferece outros canais de atendimento para auxiliar os beneficiários do Bolsa Família, como o número de telefone 0800-726-0207 e o site oficial do programa. Para os que preferem o atendimento presencial, existem orientações disponíveis nas agências da CAIXA em todo o país.
Como solicitar o Empréstimo Bolsa Família no CAIXA TEM?
A Caixa Econômica Federal oferece a nova opção de crédito chamada Crédito CAIXA Tem, destinada a pessoas físicas, Microempreendedores Individuais (MEIs) e beneficiários do Bolsa Família que têm interesse em iniciar ou expandir seus negócios. Nesta modalidade de empréstimo, por exemplo, os beneficiários do Bolsa Família podem quitar contas de serviços básicos e os MEI’s conseguem pagar fornecedores, comprar insumos e mercadorias para revenda, entre outras necessidades.
Este é, sem dúvida, um passo importante na ampliação e fortalecimento do programa Bolsa Família, e reforça a continuidade do compromisso do governo federal com o fortalecimento da rede de proteção social brasileira. Portanto, esteja atento e informado. Essas mudanças marcam o início de uma nova fase do programa, que terá um impacto significativo na vida de muitas famílias brasileiras.