A melhor maneira de ter sucesso em uma entrevista de emprego é se preparar bem. Na teoria essa dica pode parecer óbvia, mas, na prática, não é. Além do conhecimento técnico, é muito importante que os candidatos estejam atentos às soft skills para poderem se destacar em uma entrevista de emprego.
Soft skills essenciais para se destacar em uma entrevista de emprego
Abaixo, listamos as soft skills essenciais que você precisa para se destacar em uma entrevista de emprego. O objetivo dessas dicas é ajudá-lo a atingir seu objetivo.
Conheça a empresa
Conheça a empresa à qual se candidatou. Encontre o máximo de informações possível sobre o cargo, o empregador e suas necessidades, para que você possa demonstrar que seu destaque é atender aos requisitos. Você também pode coletar informações lendo o site da empresa e procurando artigos que apareçam na Internet.
Conheça a si mesmo
Conhece-te a ti mesmo. Reveja mentalmente suas soft skills e competências técnicas relevantes para a vaga e que vão ajudar a empresa. Pense no valor que você pode agregar ao cargo e à empresa.
Conheça suas experiências profissionais
Revise mentalmente suas conquistas e esteja preparado para descrever sua experiência de trabalho em detalhes. Outra dica é reunir cartas de referência e amostras de seu trabalho para apresentar ao entrevistador como prova de suas realizações. Além disso, pratique descrevendo sua experiência em termos de suas responsabilidades e realizações em cada trabalho.
Pratique as perguntas em casa
Conheça as perguntas que os recrutadores provavelmente farão durante a entrevista. É quase certo que vão te perguntar: “Fale um pouco sobre você”. Pense nessa questão do ponto de vista de um gerente. Pergunte a si mesmo: “Se eu estivesse procurando alguém para essa posição, o que eu gostaria de saber?” Responda estas perguntas.
Você também deve estar preparado para as perguntas difíceis. Pense nas piores perguntas que poderiam ser feitas sobre sua experiência e habilidades e prepare respostas positivas.
A primeira impressão é crucial em uma entrevista
O resultado de uma entrevista depende muito da impressão que você causa nos primeiros 5 minutos. Saber como você deve se comportar é essencial.
Para ter sucesso, você deve parecer profissional, competente e mostrar entusiasmo. Lembre-se: seu objetivo é convencer o entrevistador de que você pode ser um grande trunfo para a empresa.
Evite comentários negativos sobre seu emprego anterior ou seus chefes
Nunca comente sobre eles. Você deve ser muito diplomático. Não importa se o seu trabalho foi horrível, certamente há algo de bom que você aprendeu com essa experiência. Dê mais importância ao positivo em suas soft skills e continue sorrindo.