O Linkedin o que é realmente? Dúvida de muita gente que geralmente está acostumada a buscar oportunidades de empregos em outras plataformas.
No entanto o linkedin é a maior rede coorporativa existe no mercado atualmente, e ela é intuitiva e perfeita para criar conexões de valor e encontrar inúmeras oportunidades de emprego dentro do mundo business, assim como construir um belo networking.
E se você quer entender ainda mais a fundo sobre a plataforma, além de boas dicas para construir um perfil relevante. Acompanhe a leitura a seguir e no final veja a dica bônus!
Linkedin oque é, e como usar?
Como já citamos, atualmente o linkedin nada mais é do que uma rede repleta de pessoas do setor coorporativo, na qual estão lá para recrutar pessoas, fazer networking, além de conectar com empresas e construir negócios.
Aliás a rede é ótima e intuitiva, já que conta com um layout super moderno que mais parece uma rede social.
O perfil pode ser preenchido de acordo com seus dados pessoais, colocar informações de trabalho, de currículo, idiomas e ainda construir uma audiência, principalmente porque dentro do linkedin é possível criar conteúdo de valor (ideal para diversos setores de atuação) sendo assim uma bela maneira de mostrar seu trabalho.
Na aba sobre profissão ainda é possível colocar palavras-chave que fazem referência a sua carreira, para assim os recrutadores conseguirem definir qual sua área de atuação.
Porém atenção, afinal o Linkedin não é uma plataforma para publicar opiniões de cunho pessoal, por exemplo, os assuntos por lá sempre giram em tom de profissionalismo.
Dicas para construir um perfil relevante e de valor no Linkedin
Para construir um perfil de valor dentro do linkedin basta estar atento aos detalhes que os recrutadores da plataforma mais recomendam. Veja só:
- Boa foto de perfil, nítida e de preferência com um sorriso;
- Coloque a profissão de acordo com as palavras chave do seu segmento, ou seja, se você é Jornalista por exemplo, pode colocar Jornalismo / Escrita Criativa / Storytelling;
- Coloque empresas na qual você trabalhou e ficou mais de 3 ou 4 anos, isso transmite credibilidade;
- Compartilhe conquistas, diplomas de cursos livres, credenciais e todas atualizações de sua carreira;
- Esteja atento as vagas ideais para o seu perfil;
- Construa conexões de valor e interaja por lá, curtindo publicações e muito mais;
- Apresente sempre seu trabalho, tenha presença on-line e construa seu marketing pessoal na rede;
Tenho certeza que se seguir essas dicas, vai ser impossível os recrutadores não notarem seu perfil, encontrar boas oportunidades de trabalho e fazer ainda mais contatos por lá.
Dica bônus: Dentro da plataforma Rock Content você pode fazer gratuitamente o curso Marketing pessoal no linkedin, esse diploma não tem custo, pode ser o primeiro passo para começar a usar a rede, já que você pode compartilhar ele por lá!
Veja outras dicas de sucesso a seguir!
Como procurar emprego no LinkedIn? Aprenda a ter a ferramenta a seu favor
Como incluir o perfil do LinkedIn em seu currículo? Veja dicas valiosas