Ao aplicar o método KonMari no escritório, você obterá um espaço limpo e organizado que o ajudará a obter maior concentração e trabalhar melhor. Ainda não conhece? Impossível! Com certeza você já ouviu falar da “Magia da Ordem”, o livro que tornou mundialmente famosa a japonesa Marie Kondo.
Este é um livro em que a especialista em ordem nos dá as chaves para manter nossa casa e nossas vidas sob controle. Mas, esse método KonMari também pode ser usado em nosso escritório para melhorar o trabalho e nos dar clareza mental. Quando você se perde, seu trabalho fica cheio de elementos desnecessários do qual não precisa e que só dificultam o seu dia a dia e a sua concentração.
Como é o método KonMari?
Ao aplicar o método no escritório, seu espaço será transformado e você terá tudo à mão, diante de seus olhos o tempo todo. Tendemos a guardar muitos objetos que não precisamos, que só nos dão confusão e falta de clareza para a tomada de decisões. Em um espaço organizado e limpo nos sentimos mais confortáveis e relaxados, então, o trabalho é muito mais fácil para nós.
À primeira vista, pode parecer uma tarefa impossível, mas se conseguir, vai dar um grande passo em frente para melhorar o teu desempenho e a tua motivação. É por isso que hoje vamos ver algumas das chaves para aplicar o método no ambiente de trabalho.
Comece descartando
Para começar a aplicar o método Konmari, a primeira coisa que deve fazer é uma boa limpeza. Você vem acumulando objetos sem razão e agora seu escritório aparece abarrotado de papéis, pastas, canetas, mas a grande maioria deles não são necessários para o seu dia a dia.
Então, comece deixando de lado tudo o que não precisa e pode ser jogado fora. Dessa forma, você terá um pequeno grupo de coisas que são o que precisa e o que deve manter. E ao mesmo tempo, perceberá que seu escritório não é tão pequeno.
Classifique por categorias com o método Konmari no escritório
Agora você tem o grupo de objetos que vai salvar. O que você vai manter deve ser ordenado por categorias. Por exemplo, todos os materiais de escritório juntos. Assim, você pode ver a quantidade de itens que tem para cada item e se realmente precisa de tudo ou se tem alguma peça que pode jogar fora ou reciclar.
Tudo deve ter um lugar
Se desde o início você atribuir um determinado lugar a cada coisa, tudo será muito mais fácil na hora de encontrar os objetos. Cada vez que você os usar, deve colocar de volta no mesmo lugar, assim, será muito mais fácil para você trabalhar e ter os elementos que precisa em todos os momentos.
Armazene verticalmente
Aproveite o armazenamento vertical. Desta forma, você aproveitará muito mais o espaço e, ao mesmo tempo, poderá ter tudo à vista. É uma ideia simples do método KonMari no escritório, mas funciona, e quando você pegar o jeito, descobrirá todos os seus benefícios.
Normalmente, tendemos a armazenar na horizontal, mas se você aproveitar a verticalidade, o espaço aumentará. E também facilitará encontrar tudo rapidamente.
Evite rótulos
Após conseguir um espaço claro e limpo, as etiquetas são mais um incômodo. Um tipo de coisa que chega a atrapalhar o ambiente do seu escritório. Portanto, evite ao máximo usá-las ou coloque-as de forma escondida, na lateral. Dessa forma, à primeira vista, elas não preencherão seu espaço visual, que terá apenas elementos que parecerão limpos e claros, ajudando-o a se concentrar e refletir.
Fique com o que te faz feliz e cuide disso
Não precisamos de tantas coisas, mas algumas precisam estar conosco porque nos fazem sentir felizes e à vontade. É por isso que você deve se cercar de coisas que te fazem feliz e te trazem algo. Livre-se do supérfluo, mas deixe um espaço para os objetos que fazem você se sentir bem.
Se você conseguir colocar essas ideias em prática, terá um escritório muito mais organizado, limpo e seu trabalho agradecerá. Sabemos como é difícil trabalhar com muitos objetos chamando nossa atenção. Diferentes cores, palavras, formas que nos impedem de nos concentrar e relaxar. Com o método KonMari isso será esquecido e sua mente agradecerá.