Você está procurando por um trabalho e, de repente, vê uma oferta na qual se encaixa perfeitamente. Você se candidata e eles te ligam, pois querem te ver em uma entrevista de emprego.
Quando você faz isso, sai feliz e satisfeito, pensa que correu tudo muito bem e que o trabalho é seu. Mas, os dias passam e você não recebe uma resposta. O que pode ter acontecido? Abaixo, mostraremos alguns dos erros mais comuns em uma entrevista de emprego, o que você nunca deve fazer ou falar.
O que não fazer ou falar em uma entrevista de emprego
Não demonstrar interesse
Antes de qualquer processo seletivo, é importante demonstrar interesse, não só pelo cargo em si, mas também pela empresa. É fundamental que se informe antes de ir para a entrevista sobre os objetivos imediatos da organização, a sua história, evolução, a sua missão, visão e valores, etc.
Dessa forma, o recrutador saberá que você se preparou para a entrevista e que está ciente do que significa se candidatar para determinada vaga. Além disso, se é a primeira vez que trabalhará em um determinado setor, também é recomendável que se informe sobre o seu funcionamento e sobre a concorrência mais direta da empresa em que ambiciona entrar.
Não dizer a verdade
Mentir em um currículo ou em uma entrevista só leva a um beco sem saída. Nunca tente inflar sua experiência ou educação porque, mais cedo ou mais tarde, eles perceberão que você não está qualificado para o cargo.
É preferível dizer a verdade, por exemplo, se pedirem experiência em determinadas tarefas. Se você não a tiver, pode sempre argumentar que ficaria encantado por enfrentar novos desafios ou que outras responsabilidades anteriores o prepararam para isso.
Falar mal da empresa anterior e dos ex-colegas de trabalho
Ter vivido uma experiência de trabalho complicada não justifica criticar sua empresa anterior, ou um ex-chefe. Essas avaliações ruins podem se voltar contra você. Já imaginou se o entrevistador, sendo do mesmo setor, é parente de alguém da empresa onde trabalhou anteriormente?
Seus insultos também podem fazer seus novos empregadores pensarem que você conseguiria repetir essas mesmas críticas – mas desta vez para eles – no futuro. Recomenda-se destacar os aspectos positivos e os ensinamentos.
Se atrasar para a entrevista
Pode parecer muito óbvio para você, mas a pontualidade é fundamental. Chegar atrasado para uma entrevista mostra desinteresse, desmotivação. É melhor planejar. Se chegar com algum tempo de antecedência, aguarde até a hora indicada para se anunciar no local da entrevista.
Se você conseguir não cair nesses erros na entrevista de emprego, estará mais próximo daquele trabalho dos sonhos. E não se esqueça: uma atitude positiva e proativa sempre contará como um ponto positivo.