As hard skills – habilidades técnicas – eram bem valorizadas até certo tempo atrás dentro de um ambiente de trabalho, mais até que as soft skills. Contudo, isso mudou bastante de uns anos para cá. As soft skills mais básicas acabaram se tornando mais importantes ainda devido ao crescimento do home office e do número de autônomos. E elas estão aumentando a importância em diversos setores, ambientes e níveis de trabalho.
Não é à toa que o 123 Empregos falará a respeito das soft skills, já que habilidades sociais estão sendo requisitadas em cerca de 78% das divulgações de vagas de empregos, especialmente nos três últimos meses. Mas, não é somete recrutar colaboradores com as habilidades corretas. As empresas estão concentrando também na qualificação para lidar melhor com a habilidade social e emocional que está com a demanda alta.
As soft skills aumentam o futuro da carreira
A capacidade técnica só te leva até certo momento na carreira. Quem quer realmente subir, é preciso ter habilidades mais complicadas de medir, mas que são bem importantes para se obter sucesso. Dessa forma, 89% dos recrutadores comentaram que quando a contratação não acontece, comumente são pelas faltas das habilidades sociais.
Embora aos colaboradores sejam contratados pelas capacidades técnicas, as capacidades sociais são as que contribuem para ter uma “longevidade dentro da carreira”. Para aqueles que querem ter sucesso daqui há alguns anos, ser resiliente, bem como capaz de reinventar suas habilidades em vários ambientes do aprendizado, é mesmo o caminho.
Elas servem para qualquer tipo de trabalho
A competência técnica muda constantemente, mas a soft skill permanece com a pessoa ao longo de sua carreira. Afinal, ela é relevante, podendo ser usada nas mais variadas situações, mantendo o cidadão altamente empregável.
Sem contar que a habilidade social é desejável porque, caso você já a possua, a empresa não precisará treiná-lo. O resultado: você começa a trabalhar mais facilmente, fazendo contribuições valiosas.
Para as hard skills, as empresas comumente oferecem treinamento, a habilidade social fornece uma base acerca de qual podemos desenvolver mais que outras capacidades. É por com disso que ela se tornou tão procurada assim. Como pode ser usada em vários empregos e funções, as soft skills facilitam também na troca de carreira, independentemente da empresa ou do setor.
São fundamentais no home office
Com os empregadores alterando para regimes de trabalho híbrido ou somente remoto, a soft skill se tornou tão importante quanto ter um conhecimento técnico. A colaboração e a comunicação tornaram-se prioridade, pois as habilidades realmente são vitais no sucesso dentro do universo virtual.
Além do mais, com cargos remotos em grande demanda, os bancos de talentos estão cada vez mais lotados. Vários candidatos terão as qualificações e as habilidades técnicas parecidas. Destacando as habilidades sociais, sempre se terá vantagens competitivas para conseguir qualquer emprego que quiser.
Desde que começou a pandemia, as soft skills realmente não são opcionais. Claramente, se tornaram primordiais para ser o candidato contratado, além de obter sucesso na carreira. Mantendo as habilidades afiadas, será possível se destacar, bem como permanecer competitivo e se preparar para a carreira no futuro.