Profissional criativo: por que esse tipo se destaca?

A criatividade é algo certamente implícito em algumas oportunidades de emprego. Certamente, é uma soft skills (habilidade socioemocional e comportamental) mais valorizada pelos recrutadores e organizações em geral. Ademais, na carreira profissional, ainda mais nos novos tempos, a aptidão de pensar fora da caixinha do profissional criativo, resolver problemas, tomada de decisões, apresentar resiliência é o que definirá o futuro dentro de uma instituição.

O profissional criativo precisa se adaptar

É um grande desafio, especialmente porque parte da atual geração na disputa pela colocação/recolocação no mercado de trabalho não teve treinamento para lidar com questões que envolvem capacidades e seus sentimentos de raciocínio, sendo aplicados diariamente. Afinal, a Indústria 4.0 e a globalização do mundo requerem a cada dia mais um tipo de perfil humanizado, rápido, esperto e criativo.

Ademais, quando estamos falamos de indivíduos, acima de tudo tem que ter empatia, pois não são robôs. Ter ideias boas não é apenas uma solicitação que os nichos comunicativos, de design ou propaganda faz. Criar é algo de todas as áreas, e ainda mais, criar mais com menos, ter o diferencial de tirar algo novo de um “click”. Esse é o diferencial e é quando o profissional deve se reinventar.

É preciso desenvolver

Há especialistas que dizem que existe a possibilidade de ter o desenvolvimento dessa característica, mesmo quando já se está na vida adulta. Contudo, é diferente ao ter que lidar com uma realidade difícil. Diversas vezes, a pressão por ter um bom resultado, medo de julgamento e de discordar do time às vezes prevalece e todo o raciocínio acaba não fluindo.

Grande parte da inovação do pensamento é subconsciente, portanto, podemos estimular colocando-nos em situações que exigem responsabilidade e flexibilidade. Dessa forma, podemos citar três importantes questões:

Espaço para expressão

Não basta apenas locais compartilhados, mas o importante é ter um espaço para a cultura da valorização e da experimentação. Deve-se dar a oportunidade do colaborador testar formas de projetos que são de médio e de longo prazo. Ademais, os escritórios precisam ficar abertos e, acima de tudo, os líderes acessíveis.

Isso significa permitir que os colaboradores se envolvam em iniciativas, que estejam conectadas com os seus propósitos. A criação deve ser sem represália de punição, caso o resultado não seja tão bom. Quando as empresas entendem esse processo, enxergam os fracassos não como fracassos, mas como aprendizados rumo ao sucesso.

Metodologia de reuniões

O time entra em uma sala, cercam uma mesa e o representante da equipe pede que cada um dê suas opiniões. Isso é um erro. O “brainstorming” onde se tem muitos indivíduos e não segue uma lógica racional não tem rentabilidade.

O certo que cada colaborador tenha um tempo para estudar o tema, colher referências e se preparar. Posteriormente, cada um fará um trabalho único com listas e propostas de possibilidades. Então, na fase em grupo, onde se anotam as contribuições, tudo pode ser discutido, recriado e, dessa forma, priorizado, objetivando.

Fluxo é apenas um exemplo do direcionamento produtivo, já que existem outras formas. Para descobrir a melhor, é preciso que o líder escolha um colaborador adequado. Assim, favorecerá a participação de todo, minimizando o viés do grupo.

Política da gestão do conhecimento

Campanhas criativas devem se focar em dois tipos de gestão de conhecimento: formação continuada e funil de ideia. A formação continuada é feita para que staffs continuem aprendendo, bem como atualizando repertórios. Já o funil de ideias são as estratégias para a criação de canais onde os indivíduos exporão pensamentos sob diversos objetivos.

Como o treino cognitivo pode ajudar?

O cérebro humano sempre está em mudanças por conta da sua neuroplasticidade. Então, novidades que o estimulam em variedades e graus de desafios oferecem mais e mais criatividade. É como uma academia cerebral.

Para os adultos profissionais na fase produtiva, tal recurso traz ótimos benefícios quanto à performance. A criatividade e a capacidade do entendimento da sua função também mudam, ou seja, você se torna um profissional criativo e completo em todos os âmbitos. Precisando de ajuda, os artigos do 123 Empregos têm ótimas sugestões para você ser um grande colaborador.

Elza de S

Andréia Eliza de Souza deixou a atuação ativa na área da saúde para se dedicar à redação de artigos publicitários e jornalísticos. Buscando novas oportunidades de ampliar seus conhecimentos, transformou um trabalho ativo em fonte de pesquisa para redigir muitas das matérias que hoje publica. Por conta da função de redatora, acabou, aos poucos, com as árduas pesquisas de fontes, se dotando de múltiplas experiências e conhecimentos em finanças, mundo automobilístico, rural, do entretenimento, entre diversos outros nichos.

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