Está começando sua carreira profissional, mas gostaria de chegar a um cargo de chefia? Neste artigo, contamos como você pode conseguir seus objetivos planejando as etapas a seguir.
Se você está terminando a faculdade, procurando o primeiro emprego ou dando os primeiros passos no mundo do trabalho, existem duas opções. A primeira é que sua mente esteja voltada para o aqui e agora, ou que você já esteja visualizando seu futuro. Como você encara esse momento da vida dependerá da sua personalidade, mas se você se encontra mais próximo da segunda opção, querendo projetar sua carreira profissional no longo prazo, você veio ao lugar certo.
5 passos para projetar sua carreira profissional a outro nível
Apresentamos os 5 passos que você deve seguir para planejar seu futuro com firmeza.
1.Defina seus objetivos
O início da carreira profissional é um excelente momento para definir metas de trabalho de longo prazo, pois você fica despojado dos altos e baixos que a experiência lhe proporciona. As metas serão o que você quiser sem condições.
É hora de se fazer perguntas: como você se vê daqui a 5 anos? O que te levou a escolher essa carreira? Que motivações um trabalho deve ter para você?
Pense nessas respostas e anote-as. Esta etapa é a mais importante porque definirá o rumo das suas decisões, que, embora possam mudar ao longo do tempo, são cruciais para agir nesta fase.
2.Potencialize suas habilidades
Após definir seus objetivos, é hora de revisar quais habilidades você precisa para alcançá-los. Hoje as empresas dão muito mais atenção às soft skills (comunicação, trabalho em equipa, adaptabilidade, empatia, entre outras), do que ao conhecimento e experiência que o candidato possui. Revise quais você tem, quais você precisa treinar e quais você precisa aprender, e vá em frente.
3.Elabore seu plano de ação
Que ações o levarão ao objetivo de longo prazo que você definiu para si mesmo? Crie um plano de ação com o máximo de detalhes possível.
Pense no tipo de empresas em que gostaria de trabalhar, o cargo que ambiciona agora e o que gostaria de ocupar nos próximos anos. Além disso, veja a formação que pode ter para desenvolver os aspetos que detectou no passo 2, etc. Inclua em seu plano a possibilidade de networking com colegas e participe de espaços que fomentem seu desenvolvimento profissional, como congressos e associações.
4.Dê uma chance
O caminho é construído a partir da tomada de decisão; alguns estão errados e outros avaliamos como os mais precisos. No entanto, essas decisões podem ser analisadas com mais precisão quando você as observa à distância. Mas ainda não há cápsula para ir ao futuro e vê-lo em perspectiva!
Portanto, arrisque pelo que você considera valioso, mesmo quando as condições ideais não existem. Por exemplo, se tens a possibilidade de se candidatar a uma bolsa que não seja economicamente o que espera, mas que pode acrescenta um enorme valor ao teu currículo, agora é uma boa hora para o fazer.
5.Verifique como você vem
Como qualquer plano, o desenvolvimento da sua carreira profissional também precisa ser revisto periodicamente. Pare e olhe os passos que você deu e veja se precisa ajustar alguma coisa que não está saindo como você esperava.
Volte aos seus objetivos e reformule-os se sentir que já não o representam. Será melhor fazê-lo antes de ir para onde já não quer. Analise se você considera que não está se atualizando o suficiente, se não sente desafios na sua carreira profissional ou se a empresa em que está não oferece as oportunidades que procura. E confie nas suas decisões.