Cada vez mais, pode-se afirmar que nos processos seletivos, os candidatos são percebidos como portadores, não apenas de conhecimentos técnicos, mas também de uma série de aptidões pessoais essenciais para o desempenho de um cargo. Se você quer enriquecer seu currículo e não sabe quais são as melhores habilidades para colocar, fique atento a este artigo.
Lista de 20 habilidades curriculares: quais são as mais procuradas?
1.Aprendizagem contínua e estratégias de aprendizagem
Refere-se à capacidade de adquirir novos conhecimentos que aumentem seu desempenho no trabalho. Assim, é possível se manter atualizado, renovando e ampliando seus conhecimentos.
2.Capacidade comunicativa
É a capacidade de se comunicar e se relacionar com os outros, transmitindo uma mensagem de forma eficaz.
3.Capacidade de adaptação
É a capacidade que torna mais fácil para você ser flexível, lidar com mudanças e imprevistos, para poder resolver com sucesso uma nova situação e aprender coisas novas.
4.Criatividade e capacidade de inovação
Uma capacidade orientada para fornecer soluções para os problemas existentes. Quando a solução é uma alternativa diferente, estamos falando de inovação.
5.Ética
É a forma de governar o comportamento perante a sociedade, demonstrando ações que partem da integridade moral da pessoa. Permite calibrar o que é certo ou errado, o que deve ou não ser, com base numa escala de valores e obedecendo a alguns princípios pessoais.
6.Empatia
Uma habilidade que serve para se colocar no lugar do outro. É sentir o que outra pessoa sente e entender suas necessidades e preocupações.
7.Escuta ativa
Outra habilidade relacionada à empatia, enquanto facilita a abertura para as pessoas, para ouvir sua mensagem e captar o que elas querem transmitir.
8.Iniciativa própria
É a capacidade de tomar decisões de forma autônoma e proativa. Isso implica que você consegue examinar as situações e determinar quais ações tomará.
9.Inteligência emocional
É a capacidade de ser autoconsciente de suas próprias emoções e entender as de outras pessoas. Isso implica que você consegue administrar suas emoções, que elas não o perturbam e que você pode tomar melhores decisões.
10.Liderança
É a capacidade de dirigir e influenciar um grupo de pessoas para atingir seus objetivos.
11.Negociação
É a capacidade de chegar a acordos conjuntos que respeitem os interesses das diferentes partes envolvidas.
12.Orientação a resultados
Habilidade que foca a pessoa na ação e lhe permite alcançar objetivos, demonstrando autoaperfeiçoamento pessoal.
13.Organização do tempo
Habilidade que consiste em saber organizar, priorizar e planejar tarefas de forma produtiva e eficiente.
14.Orientação ao cliente
Habilidade que facilita o trato com as pessoas, especificamente, no atendimento das necessidades e demandas da clientela de forma satisfatória.
15.Pensamento e análise crítica
Habilidade que analisa e avalia informações do ambiente, buscando raciocínio próprio, baseado em dúvidas e questionamentos iniciais.
16.Pensamento analítico
Capacidade de identificar as partes de um todo e organizar a informação metodicamente.
17.Resolução de problemas complexos
Habilidade que se concentra em avaliar situações para encontrar as causas e propor a solução adequada.
18.Resolução de conflitos
Habilidade que permite neutralizar conflitos na interação com os outros, alcançando comunicação e compreensão.
19.Trabalho sobre pressão
Habilidade que permite tolerar condições adversas e certo grau de estresse durante o desempenho de um trabalho.
20.Trabalho em equipe
Capacidade de se conectar e fluir com outras pessoas em uma equipe de trabalho, para atingir um objetivo comum, independente de ter critérios e interesses diferentes.
As habilidades (ou competências) são qualidades que se desenvolvem e se aperfeiçoam, imprimem qualidade em um currículo. Infelizmente, ainda existe a falsa crença de que um bom profissional é aquele que acumula conhecimento e sabe o que há de mais moderno em seu trabalho. Mas, a realidade nos diz que o talento não está no que você sabe, mas no que você é e faz.